O Governo vai propor a construção de uma dessalinizadora em Albufeira. A abertura do concurso deverá ocorrer até final do ano, anunciou, esta quarta-feira, o ministro do Ambiente e Ação Climática, Duarte Cordeiro.
Portugal planeia ter a sua primeira central de dessalinização, localizada em Albufeira, em 2026. Uma outra central de dessalinização no Alentejo está também prevista porque nas palavras do ministro “também temos programado para o litoral alentejano uma outra dessalinizadora, em resposta às necessidades crescentes que vamos sentir nos sectores industrial e turístico”.
Albufeira será o primeiro local em Portugal continental
Em Portugal continental esta será a primeira central de dessalinização porque já havia uma em Porto Santo. Com inauguração em 1980 e gerida pela Águas e Resíduos da Madeira (ARM). A Central é a única origem de água potável utilizada para o abastecimento público desta ilha, sendo esta produzida a partir da água do mar por intermédio de unidades de dessalinização por osmose inversa.
O exemplo espanhol
Contudo Espanha é um dos países do mundo que mais produz água dessalinizada. De acordo com a Associação Espanhola de Dessalinização e Reutilização (AEDyR), “atualmente em Espanha a produção está à volta de 5.000.000 de m³/dia de água dessalinizada para abastecimento, irrigação e uso industrial”.
Segundo os mesmos dados, estão instaladas um total de 765 plantas de dessalinização com produções superiores a 100 m³/dia. 99 dessas são de grande capacidade com uma produção entre 10.000 e 250.000 m³/dia. 68 das 765 trabalham com água do mar, como acontecerá em Albufeira.