Todos sabemos que é possível ficarmos com o cartão preso no Multibanco, mas só quando nos acontece é que pensamos sobre o assunto. Quer seja por demorar demasiado tempo a efetuar uma operação, por ultrapassar o número de tentativas para inserir o código ou até por o prazo de validade estar expirado pode ser surpreendido com esta situação. Cancelar o cartão pode ser uma medida eficaz, mas também há formas de o conseguir recuperar.
O cartão ficou preso no Multibanco. Como recuperá-lo?
O processo de recuperação de um cartão preso na caixa Multibanco exige alguma burocracia, sobretudo porque na origem da sua retenção pode estar uma tentativa de fraude. É que este tipo de crime acontece frequentemente através de micro dispositivos colocados na ranhura do Multibanco. O objetivo é reter o cartão depois de feita a transação, de forma a que o ladrão consiga aceder à conta bancária associada.
O cartão ficou preso num ATM localizado dentro do meu banco
Se o seu cartão ficou preso num ATM localizado dentro de uma agência associada ao seu banco, o processo de recuperação do mesmo é relativamente simples. Segundo o Doutor Finanças, basta entrar na agência e reportar a situação, contudo, terá de se fazer acompanhar de um documento que comprove a sua identidade e o cartão ser-lhe-á devolvido no imediato. Caso a agência esteja encerrada, poderá lá voltar no dia seguinte para resolver a situação.
E se estiver retido num Multibanco integrado numa outra agência que não a minha?
Por outro lado, se o seu cartão ficou retido num Multibanco de uma agência que não pertence à sua entidade bancária, terá de entrar nessa agência e reportar o sucedido. Depois deverá contactar o seu banco. A sua entidade bancária irá de seguida enviar uma carta à entidade bancária em cujo Multibanco o seu cartão ficou retido para pedir que este lhe seja novamente entregue.
O cartão ficou preso num ATM de rua. Como resolver?
Caso o seu cartão tenha ficado retido num ATM de rua, isto é, numa caixa localizada numa área de serviço ou num supermercado, a situação é mais difícil de resolver. Em primeiro lugar, confirme se o cartão não ficou preso na ranhura, não abandone o local e tente que ninguém faça transações nesse mesmo ATM nos minutos seguintes.
Terá de começar por contactar o seu banco, que vai ter de apurar os motivos da retenção do cartão para depois contactar a empresa gestora do ATM. Só depois de ser estabelecido este contacto é que a empresa gestora envia o seu cartão para a entidade bancária que o emitiu. Na dúvida cancele o seu cartão. O envio de um novo terá alguns custos, mas estará a proteger a sua conta bancária de possíveis ataques fraudulentos.
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