Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José desconta desde os 14 anos e diz perder 600€ por mês na pensão após “erro” da Segurança Social: “São 7.200€ por ano para toda a vida”

Depois de décadas de descontos, José Antonio contesta o valor da pensão e aponta um alegado erro à Segurança Social espanhola

17:30 4 Setembro, 2026 15:32 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

José Antonio começou a trabalhar quando tinha apenas 14 anos e passou décadas a descontar para a Segurança Social. Contudo, depois de se reformar antecipadamente aos 61 anos, garante que um erro no cálculo da pensão o deixou a perder cerca de 600 euros todos os meses, uma redução que, segundo o próprio, corresponde a 7.200 euros por ano.

O caso foi divulgado pelo jornal espanhol AS, que acompanha temas de sociedade, economia e atualidade. De acordo com a publicação, José Antonio considera que a Segurança Social espanhola utilizou um período de contribuições incorreto para calcular a sua reforma.

A pensão que lhe foi reconhecida ficou nos 1.639,66 euros mensais antes de impostos. Depois das retenções, o reformado afirma receber 1.450,61 euros, apesar de ter acreditado durante anos que iria chegar à reforma com um valor próximo dos 2.100 euros.

José Antonio perdeu o emprego aos 53 anos durante a crise económica

A situação começou vários anos antes de José Antonio pedir a reforma. Em 2009, quando tinha 53 anos, perdeu o emprego na sequência da crise económica e ficou numa situação particularmente difícil para regressar ao mercado de trabalho.

Depois de esgotar o subsídio de desemprego, decidiu celebrar um chamado Convenio Especial com a Segurança Social espanhola, um mecanismo que permite continuar a pagar contribuições mesmo sem estar a trabalhar, de forma a tentar manter a carreira contributiva e proteger o valor da futura pensão.

Segundo o seu relato, um funcionário aconselhou-o a pagar aproximadamente 400 euros por mês para manter a base de contribuição. José Antonio afirma que lhe foi transmitida a expectativa de que, dessa forma, poderia vir a receber uma pensão na ordem dos 2.100 euros.

Reforma aos 61 anos ficou nos 1.639,66 euros por mês

Quando chegou aos 61 anos, sem ter conseguido encontrar outro emprego, José Antonio pediu a reforma antecipada. A pensão foi fixada nos 1.639,66 euros brutos por mês e o valor líquido apresentado na publicação ficou nos 1.450,61 euros, depois da retenção fiscal.

A resolução reproduzida parcialmente pelo NoticiasTrabajo indicava uma redução de 24% por a reforma ter sido antecipada quatro anos. Esta percentagem é compatível com a legislação espanhola então aplicável a quem tivesse pelo menos 44 anos e seis meses de contribuições: o corte era de 1,5% por cada trimestre de antecipação, o que perfazia 24% ao longo de 16 trimestres.

O coeficiente de 24% e o alegado erro no período utilizado para calcular a base da pensão são questões diferentes. Mesmo que tivesse existido uma incorreção nas remunerações consideradas, isso não eliminaria automaticamente a redução decorrente da reforma antecipada.

Reformado garante que Segurança Social reconheceu o erro mas pensão não mudou

Depois de detetar aquilo que considera ser uma irregularidade, José Antonio dirigiu-se aos serviços da Segurança Social para pedir que o processo fosse revisto.

Segundo o relato reproduzido pelo jornal espanhol, um funcionário terá reconhecido que existia um erro, mas o valor da pensão não foi corrigido. José Antonio decidiu então dirigir-se à Direção Provincial da Segurança Social para voltar a apresentar o caso.

A resposta que recebeu também não resolveu a situação. Segundo o AS, foi-lhe explicado que a legislação aplicável não permitia alterar o corte relacionado com a reforma antecipada nas circunstâncias apresentadas.

José Antonio contesta esta situação e considera que o sistema não está a reconhecer adequadamente uma vida inteira de contribuições. “Comecei a trabalhar aos 14 anos”, recordou, acrescentando que, quando chegou aos 50, já tinha dificuldades em encontrar quem o contratasse.

José Antonio diz perder 7.200 euros todos os anos

O impacto financeiro que José Antonio atribui ao alegado erro prolonga-se todos os meses. Segundo as contas apresentadas pelo próprio, perde cerca de 600 euros mensais, o equivalente a 7.200 euros ao longo de um ano.

Para o reformado, o problema torna-se ainda mais significativo por considerar que esta redução vai acompanhá-lo durante toda a vida. José Antonio critica, por isso, o facto de ter começado a trabalhar ainda adolescente e acumulado décadas de contribuições sem que esse percurso se reflita, na sua perspetiva, no valor final da pensão.

O caso ocorreu em Espanha e as regras utilizadas para calcular a pensão de José Antonio não devem ser transpostas diretamente para Portugal, uma vez que os dois países têm sistemas e fórmulas diferentes.

Em Portugal um erro na carreira contributiva também pode alterar o valor da pensão

Em Portugal, o cálculo depende da data da primeira inscrição e das remunerações registadas. Para quem começou a descontar a partir de 1 de janeiro de 2002, é considerada a carreira contributiva até ao limite de 40 anos; quando existem mais de 40, entram no cálculo as 40 remunerações anuais revalorizadas mais elevadas. Para os inscritos até ao final de 2001, podem ser combinadas duas componentes, uma das quais utiliza os dez melhores anos dos últimos 15.

Uma remuneração em falta ou incorretamente registada pode alterar o resultado. A carreira contributiva deve ser consultada no Portal da Segurança Social e pode ser apresentado um pedido de revisão quando existam períodos ou valores em falta. O simulador de pensões permite obter uma estimativa, mas não substitui o cálculo definitivo nem constitui uma garantia do montante que será atribuído.

O caso de José Antonio mostra uma diferença relevante entre uma expectativa criada por uma simulação e o valor final reconhecido. Permite confirmar que lhe foi atribuída uma pensão inferior àquela que esperava e que a redução de 24% é compatível com a reforma quatro anos antes da idade ordinária. Não permite, porém, afirmar como facto provado que a Segurança Social espanhola cometeu um erro nem que esse alegado erro lhe custa exatamente 600 euros por mês ou 7.200 euros por ano.

Leia também: Ramiro reformou-se com 43 anos de descontos: “Penalizaram-me 24% na pensão, são 53.900 euros em 11 anos”

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Nacional

DGS aconselha estas pessoas a ficar em casa: fenómeno está a afetar Portugal e prolonga-se até este dia

11:00 4 Setembro, 2026 12:14 4 Setembro, 2026 | João Luís

Alerta da DGS: há um fenómeno a degradar a qualidade do ar em Portugal e recomenda a estas pessoas que fiquem em casa

Algarve

GNR apreende 150 jerricans de combustível e detém oito homens em Loulé

16:20 4 Setembro, 2026 15:57 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Loulé visou suspeitas de contrabando de circulação e terminou com oito homens detidos

Tempestade numa cidade costeira. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e trovoada: mau tempo chega nesta data e esta vai ser a região mais castigada

06:30 4 Setembro, 2026 08:53 4 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão poderá agravar o estado do tempo no arquipélago dos Açores nos próximos dias, segundo a Meteored, com chuva forte, vento e mar agitado

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva para ‘dar e vender’ chega a Portugal sobretudo na tarde deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

15:40 4 Setembro, 2026 16:10 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Esta sexta-feira, a chuva ganha força a partir da tarde no arquipélago dos Açores e nas regiões Norte e Centro do país, segundo o IPMA

Ensino Opinião

Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende

10:05 4 Setembro, 2026 10:13 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tenho 2.132 dias de serviço docente, sou licenciada em História e trabalho há mais de duas décadas em Arqueologia. Durante anos servi para ensinar. Recuso-me agora a aceitar que o sistema me trate como descartável"

Cebolas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nunca compre cebolas no supermercado sem antes verificar isto: especialistas fazem ‘aviso’

17:00 4 Setembro, 2026 02:28 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com especialistas, antes de comprar cebolas deve ter atenção a estes detalhes para garantir que duram mais tempo

Patrão pede horas extra a trabalhadora. Crédito: Foto AI
Nacional

Voltou de férias e o patrão mudou-lhe o horário ou as funções? Saiba quando pode fazê-lo sem o seu acordo

13:30 4 Setembro, 2026 13:29 4 Setembro, 2026 | João Luís

Regresso de férias pode trazer alterações no horário ou nas funções. Saiba quando o patrão pode fazer estas mudanças sem pedir o seu acordo

Algarve Cultura Gastronomia

Artechique junta artesãos, gastronomia e acordeonistas em Monchique

17:20 4 Setembro, 2026 17:14 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Artesanato, produtos locais, tasquinhas e animação musical marcam a 32.ª edição da Artechique, no centro de Monchique

Algarve

Bensafrim: presidente da Junta contesta construção de habitação no largo do mercado

11:21 4 Setembro, 2026 11:21 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Vieira pede à Câmara de Lagos que não avance com habitação no largo do mercado sem avaliar outras utilizações para o espaço

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Algarve Cultura

Silves promove tertúlia sobre educação e desenvolvimento de crianças e jovens

17:40 4 Setembro, 2026 17:30 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Afonso Marques participa numa tertúlia dedicada ao papel da família e da escola no desenvolvimento de crianças e jovens

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia Europa

José desconta desde os 14 anos e diz perder 600€ por mês na pensão após “erro” da Segurança Social: “São 7.200€ por ano para toda a vida”

17:30 4 Setembro, 2026 15:32 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, José Antonio contesta o valor da pensão e aponta um alegado erro à Segurança Social espanhola

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Poeiras de África em Portugal. Crédito: Foto AI
Nacional

DGS aconselha estas pessoas a ficar em casa: fenómeno está a afetar Portugal e prolonga-se até este dia

11:00 4 Setembro, 2026 12:14 4 Setembro, 2026 | João Luís

Alerta da DGS: há um fenómeno a degradar a qualidade do ar em Portugal e recomenda a estas pessoas que fiquem em casa

Algarve

GNR apreende 150 jerricans de combustível e detém oito homens em Loulé

16:20 4 Setembro, 2026 15:57 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Operação em Loulé visou suspeitas de contrabando de circulação e terminou com oito homens detidos

Tempestade numa cidade costeira. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí chuva ‘a potes’ e trovoada: mau tempo chega nesta data e esta vai ser a região mais castigada

06:30 4 Setembro, 2026 08:53 4 Setembro, 2026 | Tiago Alcobia

Uma depressão poderá agravar o estado do tempo no arquipélago dos Açores nos próximos dias, segundo a Meteored, com chuva forte, vento e mar agitado

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva para ‘dar e vender’ chega a Portugal sobretudo na tarde deste dia e estas serão as regiões mais afetadas

15:40 4 Setembro, 2026 16:10 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Esta sexta-feira, a chuva ganha força a partir da tarde no arquipélago dos Açores e nas regiões Norte e Centro do país, segundo o IPMA

Ensino, Opinião

Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende

10:05 4 Setembro, 2026 10:13 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

"Tenho 2.132 dias de serviço docente, sou licenciada em História e trabalho há mais de duas décadas em Arqueologia. Durante anos servi para ensinar. Recuso-me agora a aceitar que o sistema me trate como descartável"

Cebolas no supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Nunca compre cebolas no supermercado sem antes verificar isto: especialistas fazem ‘aviso’

17:00 4 Setembro, 2026 02:28 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

De acordo com especialistas, antes de comprar cebolas deve ter atenção a estes detalhes para garantir que duram mais tempo

Patrão pede horas extra a trabalhadora. Crédito: Foto AI
Nacional

Voltou de férias e o patrão mudou-lhe o horário ou as funções? Saiba quando pode fazê-lo sem o seu acordo

13:30 4 Setembro, 2026 13:29 4 Setembro, 2026 | João Luís

Regresso de férias pode trazer alterações no horário ou nas funções. Saiba quando o patrão pode fazer estas mudanças sem pedir o seu acordo

Algarve, Cultura, Gastronomia

Artechique junta artesãos, gastronomia e acordeonistas em Monchique

17:20 4 Setembro, 2026 17:14 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Artesanato, produtos locais, tasquinhas e animação musical marcam a 32.ª edição da Artechique, no centro de Monchique

Algarve

Bensafrim: presidente da Junta contesta construção de habitação no largo do mercado

11:21 4 Setembro, 2026 11:21 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Carlos Vieira pede à Câmara de Lagos que não avance com habitação no largo do mercado sem avaliar outras utilizações para o espaço

Idosa a mexer na carteira. Crédito: Foto AI
Economia, Nacional

Pensionistas nestas condições têm direito a pedir mais um apoio até 236 euros se cumprirem estes requisitos

08:40 3 Setembro, 2026 18:40 3 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Este apoio que pode chegar aos 236,16€ é pago a pensionistas que cumpram alguns requisitos e é recebido junto com a pensão

Funcionário de aeroporto a verificar a bagagem. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Adeus bagagem? Funcionário de aeroporto revela o que nunca deve fazer para identificar as suas malas (podem mesmo ficar ‘em terra’)

19:20 1 Setembro, 2026 22:38 1 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Um gesto muito comum para distinguir as malas das restantes pode interferir com o processamento da bagagem e atrasar o seu encaminhamento até ao avião

Sara Anselmo morre aos 37 anos. Reprodução redes sociais
Algarve

Morreu Sara Anselmo, profissional de fitness de Albufeira, aos 37 anos

15:30 3 Setembro, 2026 17:11 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Profissional de fitness e mãe de um menino, Sara Anselmo morreu a 2 de setembro, três meses depois de completar 37 anos

Algarve, Cultura

Silves promove tertúlia sobre educação e desenvolvimento de crianças e jovens

17:40 4 Setembro, 2026 17:30 4 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Inês Afonso Marques participa numa tertúlia dedicada ao papel da família e da escola no desenvolvimento de crianças e jovens

Homem idoso a falar. Crédito: Foto AI
Economia, Europa

José desconta desde os 14 anos e diz perder 600€ por mês na pensão após “erro” da Segurança Social: “São 7.200€ por ano para toda a vida”

17:30 4 Setembro, 2026 15:32 3 Setembro, 2026 | Daniel Fallows

Depois de décadas de descontos, José Antonio contesta o valor da pensão e aponta um alegado erro à Segurança Social espanhola

Inspeção Automóvel. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve

Tem carro? UE prepara novas regras para as inspeções obrigatórias e estas são as mudanças em cima da mesa

06:30 2 Setembro, 2026 01:08 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Novas regras para as inspeções automóveis estão a ser preparadas na União Europeia e podem trazer mudanças para milhões de condutores

Últimas Notícias

  • “Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€
    “Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€
  • Silves promove tertúlia sobre educação e desenvolvimento de crianças e jovens
    Silves promove tertúlia sobre educação e desenvolvimento de crianças e jovens
  • José desconta desde os 14 anos e diz perder 600€ por mês na pensão após “erro” da Segurança Social: “São 7.200€ por ano para toda a vida”
    José desconta desde os 14 anos e diz perder 600€ por mês na pensão após “erro” da Segurança Social: “São 7.200€ por ano para toda a vida”
  • Artechique junta artesãos, gastronomia e acordeonistas em Monchique
    Artechique junta artesãos, gastronomia e acordeonistas em Monchique
  • Camionistas, famílias e entusiastas reúnem-se em Loulé durante três dias
    Camionistas, famílias e entusiastas reúnem-se em Loulé durante três dias

Opinião

  • Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
    Que destino o nosso? | Por Luís Ganhão
  • Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende
    Não sou um tapa-buracos. Sou professora | Por Ana Alexandra Resende
  • “Se quisesses ser Psicólogo, estudavas”: porque distinguir um Psicólogo de quem não o é importa a todos | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva
    “Se quisesses ser Psicólogo, estudavas”: porque distinguir um Psicólogo de quem não o é importa a todos | Por Miguel Coutinho e Ana Filipa Silva

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
  • UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
    UE prepara mudanças nas pensões e reforma: estas são as medidas que serão discutidas já na próxima semana
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento