O Festival do Perceve de Vila do Bispo este ano realiza-se mais cedo, ao invés de ser no mês de setembro, como sempre acontece, vai decorrer entre 7 e 9 de junho.
Na sua 10.ª edição, o festival traz esta novidade decidida pela organização para adaptar o calendário do evento ao período mais propício à apanha dos perceves.
A autarquia de Vila do Bispo recorda que “o defeso, período em que é proibida a apanha de perceves no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, decorre atualmente entre setembro e dezembro”.
Na edição de 2023, visitaram o Festival do Perceve mais de oito mil pessoas e foram consumidos 4.170 quilos de marisco, sendo 1.250 quilos de perceves. Foi o primeiro ano em que a Câmara Municipal de Vila do Bispo assumiu a organização do evento, em parceria com a Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e Costa Vicentina.
Em breve será divulgado o cartaz animação musical, bem como os expositores de artesanato e produtos regionais que marcarão presença na área de exposição do evento.
O Festival do Perceve 2024 terá lugar junto à Escola Básica de São Vicente, em Vila do Bispo, e pretende, sobretudo, promover “um dos maiores ativos gastronómicos da região, dinamizar a economia, animar a comunidade local e atrair novos visitantes”.
Leia também: Preço das casas no Algarve subiu 2,1% no primeiro trimestre. Saiba onde são mais caras