O presidente da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA), Elidérico Viegas, anunciou hoje que se vai recandidatar ao cargo nas eleições deste mês, numa lista composta exclusivamente por empresários sedeados na região, conforme o POSTAL avançou ontem.
Elidérico Viegas, que ocupa a presidência da maior associação de hoteleiros algarvia desde 1995, da qual é sócio fundador, vai disputar o cargo com o empresário Helder Martins, antigo presidente da Região de Turismo do Algarve (2003-2007), que anunciou a sua candidatura em novembro de 2021.
Numa nota enviada à agência Lusa, Elidérico Viegas afirma que se recandidata com uma lista “para prosseguir a estratégia que tem no horizonte o reforço da AHETA, enquanto estrutura associativa forte e dinâmica, e em que todos continuem a rever-se e a participar ativamente, ao invés de subserviências e dependências de centralismos de Lisboa, protagonizadas pelos candidatos da outra lista concorrente”.
“Este grupo de trabalho está comprometido com ideias e programas com significado e sentido turístico e empresarial, conforme resulta do programa de ação. A AHETA quer continuar a ser cada vez mais o ponto de encontro dos empresários do setor no Algarve, recusando ser uma estrutura ao serviço apenas de alguns, independentemente da legitimidade dos seus interesses”, sublinha o candidato.
Em março de 2021, Elidérico Viegas pediu a exoneração do cargo alegando “falta de solidariedade institucional” da restante direção.
Em causa esteve uma entrevista do presidente da associação, que se debruçou sobre temas como a vacinação, as dificuldades do setor, a falta de apoio à região ou a forma como os prémios sobre turismo são atribuídos.
“A minha decisão fundamenta-se na falta de solidariedade institucional dos restantes membros da direção, face à discordância de declarações que proferi a um órgão de comunicação social que, embora descontextualizadas, por serem verdade e do conhecimento público, reitero e confirmo”, afirmou então Elidérico Viegas, mantendo-se interinamente no cargo.
No documento onde anuncia a sua recandidatura, Elidérico Viegas defende que a associação deve “continuar a empenhar-se ativamente na construção de uma abordagem positiva do turismo do Algarve, tendo no horizonte a salvaguarda dos interesses empresariais da atividade turística, inovando na sua capacidade de intervenção, sem deixar de prosseguir uma estratégia que contribuiu para a afirmação e reconhecimento público e institucional da associação”.
“Estão neste caso, entre outros aspetos, a celebração de convenções coletivas de trabalho, a prestação de serviços de apoio aos associados em matéria jurídico-laboral, o acompanhamento da evolução do setor na região e nos mercados turísticos internacionais concorrentes”, aponta.
Elidérico Viegas adianta que, em termos associativos, a sua lista está empenhada na criação de uma plataforma associativa única regional, “em oposição a uma estratégia associativa centralista, visando afirmar o Algarve e os interesses empresariais da maior e mais importante região turística portuguesa, quer a nível regional, quer a nível nacional e internacional, dando seguimento às conversações em curso com outras organizações associativas regionais do setor”.
Inicialmente agendadas para o dia 07 de janeiro, as eleições para a AHETA foram adiadas para o dia 21, decorrendo o ato eleitoral entre as 16:00 e as 18:00, na sede da associação, em Albufeira, no distrito de Faro.