Com o aumento constante do custo de vida nos últimos anos em Portugal, as despesas com serviços de telecomunicações representam uma parte significativa do orçamento mensal de muitas famílias.
Não bastando, as três principais operadoras (MEO, Vodafone, Nos) anunciaram já neste mês de fevereiro que vão ajustar os preços com base na inflação – ou seja estamos a falar, em alguns casos, de aumentos de cerca de 4% no valor da sua fatura. Como esta situação está prevista nos contratos, não existe muito a fazer a não ser aceitar, e pagar.
No entanto, existem novas empresas a entrar no mercado português onde os preços são bastante mais atrativos. De acordo com o Contas Poupança, em breve (possivelmente em março), vai entrar em Portugal uma empresa que promete causar um impacto significativo no mercado das telecomunicações, a DIGI e uma já existente LigaT.
DIGI
A DIGI é um operador de serviços de comunicações eletrónicas, na Europa, com uma história de quase 30 anos no setor, onde nos países que se tem implementado estabelece preços muito abaixo da média do mercado. Estamos a falar, para ter uma ideia, de cerca de metade do que é praticado pelas grandes operadoras.
Como exemplo, no país vizinho (Espanha), a DIGI apresenta um pacote de internet fibra de 500Mb, 15 Gb de dados móveis (acumuláveis de mês para mês) e chamadas ilimitadas por 20 euros. (Pode confirmar aqui os preços da DIGI em Espanha).
Por mais um euro, tem acesso ao mesmo pacote de internet fibra 500Mb, 30 Gb de dados móveis (acumuláveis de mês para mês) e chamadas ilimitadas.
LigaT
LigaT é uma empresa de telecomunicações com preços competitivos – está disponível, de momento, na região Venda do Pinheiro, Malveira, Mafra, Ericeira, Caldas da Rainha, Montijo, Bombarral, Alcochete e Leiria – direcionada para consumidores que procuram apenas serviços de internet, mas também oferece pacotes de televisão.
De momento, encontra-se disponível um pacote de internet de 500Mb por 15 euros, e por mais seis euros, tem acesso a 18 canais (nacionais). A boa notícia: é sem fidelização. A LigaT tem mais tarifários disponíveis como o WI-FAST que por apenas 20 euros por mês tem acesso a um pacote de internet de 1Gb. (Pode confirmar aqui os preços da LigaT em Portugal)
Em suma, a entrada de empresas como DIGI e LigaT oferece esperança aos consumidores por serviços de telecomunicações mais acessíveis e competitivos, de forma a combater os aumentos de preços das grandes operadoras.
Leia também: Saiba o truque para as escovas no para-brisas do carro não fazerem barulho