Se possui uma conta bancária, saiba que pode transformá-la numa conta de serviços mínimos bancários e, assim, reduzir significativamente as comissões pagas ao banco. Com este tipo de conta de baixo custo, o máximo que pagará em comissões é de 5,09 euros por ano, segundo as orientações do Banco de Portugal.
O que são os serviços mínimos bancários? Segundo o Banco de Portugal, são serviços essenciais que os bancos são obrigados a disponibilizar a todos os clientes, a um custo máximo anual equivalente a 1% do indexante dos apoios sociais. Em 2024, esse valor não pode ultrapassar os 5,09 euros.
Se atualmente possui apenas uma conta à ordem, pode facilmente convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários sem qualquer custo adicional, como nos explica o Notícias ao Minuto. Basta formalizar o pedido junto da instituição financeira onde tem a conta. Se desejar manter a conta no mesmo banco, a conversão será direta.
Caso prefira mudar para outra instituição financeira, também pode encerrar a conta atual e abrir uma conta de serviços mínimos bancários noutra entidade à sua escolha. Este tipo de conta está disponível em todos os bancos, caixas económicas e caixas de crédito agrícola mútuo que comercializam este serviço.
Após efetuar o pedido, a instituição de crédito tem um prazo de 10 dias úteis para abrir ou converter a conta, ou para recusar o pedido. No entanto, a recusa só é possível se o cliente possuir mais do que uma conta de depósito à ordem, com algumas exceções para pessoas com mais de 65 anos ou com grau de invalidez permanente igual ou superior a 60%.
A conversão para uma conta bancária de serviços mínimos pode ser uma excelente opção para quem procura reduzir os custos com comissões bancárias. Não hesite em aproveitar esta oportunidade para poupar e garantir acesso aos serviços bancários essenciais a um custo mais acessível.
Leia também: Conheça a praia portuguesa eleita a melhor da Europa onde javalis vão a banhos [vídeo]