O município de Vila Real de Santo António viu aprovada a candidatura do Centro Comercial a Céu Aberto de VRSA à medida “Bairros Comerciais Digitais”. O anúncio foi efetuado, esta quarta-feira, numa cerimónia realizada no Palácio da Bolsa, no Porto.
A iniciativa representa um investimento global de 1,5 milhões de euros, dos quais 895 mil euros são elegíveis para financiamento no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A sessão foi organizada pela Direção-Geral das Atividades Económicas – na qual foi efetuada a apresentação dos “Bairros Comerciais Digitais” aprovados – e contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, do Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, e do Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
O município de VRSA esteve representado pelo chefe de Divisão de Atividades Económicas, Turismo e Comunicação, José Gonçalves.
O Bairro Digital de VRSA resulta de uma parceria estabelecida com a Associação de Empresários do Concelho de VRSA, tendo a candidatura sido promovida e instruída pela Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.
Esta valorização, desenvolvida em conjunto com os empresários locais, tem como objetivo estruturar e defender a identidade do comércio vila-realense, tornando-o ainda mais atrativo e resiliente, e posicionando-o como uma clara alternativa às grandes superfícies comerciais.
Por outro lado, procura reforçar ainda mais a sua visibilidade no contexto da vizinha Andaluzia, já que os visitantes espanhóis são um dos seus principais clientes.
A constituição de um Bairro Digital na zona comercial do centro de Vila Real de Santo António é uma das maiores apostas do município e torna-se possível porque – ao contrário de muitas cidades e vilas – ali já existe um “centro comercial a céu abertoW, com uma identidade única e inovadora, mobiliário e sinalética próprios e uma ampla diversidade de lojas e serviços.
Os Bairros Comerciais Digitais são projetos dedicados à valorização do comércio e serviços, recuperando o conceito de urbanismo comercial para a vertente digital.
O objetivo é “melhorar a experiência de consumo através da integração de soluções digitais, da digitalização dos modelos de negócio, ou do aumento das competências digitais dos trabalhadores, estimulando o empreendedorismo nas áreas do comércio e dos serviços”.
À semelhança do que já está a ser dinamizado noutras cidades, o Bairro Digital de VRSA pretende alavancar a presença dos estabelecimentos comerciais em websites na Internet ou em plataformas de comércio tipo marketplace, em conjunto com uma ótica de promoção e divulgação assente nas redes sociais ou na agregação de circuitos turísticos que possam valorizar o comércio.
Leia também: Monte Gordo celebra festas em honra de Nossa Senhora das Dores até 15 de setembro