Teriaky de alfarroba ou em molho barbecue de alfarroba são criações que podem estar prestes a ser lançadas no mercado e que resultam do talento dos alunos finalistas do curso de Gestão e Produção de Cozinha da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve. Revolucionar o setor gastronómico é o objetivo do projeto ALFABio lançado pela EHTA.
Este projeto distingue-se pela sua abordagem pioneira na integração de tendências alimentares sustentáveis, com enfoque nos produtos endógenos do Algarve. É o caso da alfarroba, um ingrediente tradicional da região e parte integrante do estilo de vida Mediterrânico e da Dieta Mediterrânica.
Depois de uma seleção, os produtos criados pelos alunos terão oportunidade de ser comercializados pelas empresas parceiras Grand Carob e Delta e distribuídos no canal Horeca, canal especializado do ramo da Hotelaria, Restauração e Catering.
Para o responsável do projeto ALFABio, Abílio Guerreiro, “este projeto não é apenas um marco académico, mas sim uma verdadeira ponte entre a educação e o mercado de trabalho no setor da gastronomia. A nossa missão é clara: dotar os alunos de competências técnicas e empreendedoras que vão além dos limites teóricos, projetando-os diretamente para o contexto de trabalho real e inovador”.
Para a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, mais do que um programa educativo, o ALFABio assume-se como “uma ferramenta que irá dotar estes futuros profissionais com um conhecimento aprofundado e respeito genuíno pelo património gastronómico e utilização sustentável dos recursos endógenos”.
“Estamos a ensinar os alunos a respeitar e a usar de forma sustentável os ingredientes locais, abrindo novos caminhos na área da gastronomia, sempre com uma perspetiva inovadora e sustentável. Observar os nossos alunos a desenvolverem estas competências e a estabelecerem ligações fortes com o tecido empresarial é um sinal do sucesso do projeto”, refere Abílio Guerreiro.
No dia 31 de janeiro, pelas 14:30 terá lugar a sessão de defesa dos projetos finais criados pelos alunos. O júri que irá selecionar os produtos vencedores inclui representantes da Grand Carob, Delta, nutricionistas e engenheiros alimentares.
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