Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Desporto

Vencedor da Volta a Portugal cria clube com formação em Vila Real de Santo António

Ajudar jovens a praticar ciclismo perto de casa, como nunca pôde fazer, levou o vencedor da última Volta a Portugal, Amaro Antunes, a criar um clube com formação em Vila Real de Santo António

11:09 13 Fevereiro, 2021 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Amaro Antunes explicou à agência Lusa que “desde muito pequenino” quis ingressar no ciclismo, mas residir em Vila Nova de Cacela, concelho de Vila Real de Santo António, distrito de Faro, dificultou a sua integração na modalidade, “porque não havia qualquer clube próximo” com escalões de formação onde pudesse iniciar-se.

“O mais próximo era em Loulé e levei algum tempo até poder praticar aquele desporto com que realmente sempre sonhei. E, em 2017, surge na minha ideia este projeto”, afirmou o ciclista da W52-FC Porto, sublinhando que quis “dar oportunidade aos jovens de praticar uma modalidade que, quando era mais novo, não conseguia praticar pela distância”.

O Clube de Ciclismo Amaro Antunes conta com 45 atletas, dos cinco anos aos sub-23, que podem treinar, competir, permanecer perto de casa e ter apoio de uma equipa de nove pessoas, das quais seis treinadores, todos estabelecidos no concelho e “com formação para isso”, destacou o ciclista algarvio.

O vencedor da edição especial da Volta a Portugal reconheceu que “o clube tem crescido a uma velocidade inesperada” e agradeceu a “grande ajuda” dos patrocinadores, que recompensam o seu esforço e dedicação à modalidade com a aposta num projeto com “o objetivo de vir a ter uma equipa profissional”.

Além do mentor do clube, a Lusa falou com Tomás Afonso, ciclista de 14 anos, e com Amaro Antunes pai, diretor desportivo de cadetes e juniores, escalões que, com os sub-23, se mantêm em atividade devido à pandemia de covid-19, embora sem competições agendadas e com a obrigação de treinarem sozinhos em tempos de confinamento.

E manter a atividade, a motivação e o empenho em ciclistas entre os 14 e os 18 anos tem sido o principal desafio de Amaro Antunes pai, que não quis no início um filho ciclista, mas agora ajuda a pôr de pé o sonho do descendente.

“Abracei este projeto derivado ao Amaro. Queremos evoluir com cadetes e juniores, só que o sacrifício que eles fazem não é o mesmo que o meu filho fazia, porque ele se dedicava. Agora a juventude não gosta muito de sofrer”, brincou.

Amaro Antunes disse que a pandemia de covid-19 e as regras de isolamento social e confinamento para a combater obrigaram a “deixar os treinos de grupo” e, apesar de “telefonar sempre” aos jovens “para fazerem isto ou aquilo”, eles “sozinhos já não cumprem tudo o que lhes é pedido”.

“Temos bons atletas, mas depois há quem tenha capacidade enorme e não quer treinar, e há quem trabalhe, mas não tenha tanta capacidade. As pessoas não sabem o que o Amaro treinava e o sacrifício que fez para ganhar”, exemplificou, considerando que “treinar é uma coisa e correr é outra”.

O cadete Tomás Afonso contou que sempre gostou de andar de bicicleta e, quando soube na escola que havia escalões de formação no Clube de Ciclismo Amaro Antunes, entrou “só para brincar um pouco”, mas acabou por “gostar e ficar”.

“A experiência tem sido boa, por causa que o treinador é bom e entre nós, atletas, damo-nos todos bem”, afirmou o jovem de 14 anos, lamentando que, devido à pandemia, “não se possa treinar em grupo” e se “perca motivação”, porque “treinar sem saber se há provas, é difícil”.

Enquanto a competição não é retomada, é o diretor desportivo quem “telefona e manda os treinos para fazer durante a semana”, disse Tomás Afonso, realçando que, “quando se está com o treinador, ele sempre vai dando dicas e ajudando” a evolução, o que não acontece em solitário.

Apesar das dificuldades, o jovem ciclista definiu já os objetivos para quando forem retomadas as competições: “Começar a ganhar provas e fazer o percurso para ser ciclista profissional”.

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Algarve

Silves realiza intervenção junto à Sé no âmbito da recuperação de coberturas e fachadas

17:40 25 Junho, 2026 17:39 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos decorrem entre 29 de junho e 6 de julho na Rua do Sagrado Coração de Maria, em Silves

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Metrobus. Crédito: DR
Algarve Economia Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Algarve Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Economia Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto Europe Direct Algarve Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Pano branco na janela de um carro. Crédito: Foto AI
Nacional

É deste tempo? Saiba o que pode significar um pano branco na janela do carro e o que deve fazer

16:00 25 Junho, 2026 15:21 25 Junho, 2026 | João Luís

Há sinais antigos que muitos condutores ainda reconhecem na estrada, mas nem todos têm o valor que parecem ter

Algarve

Silves realiza intervenção junto à Sé no âmbito da recuperação de coberturas e fachadas

17:40 25 Junho, 2026 17:39 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Trabalhos decorrem entre 29 de junho e 6 de julho na Rua do Sagrado Coração de Maria, em Silves

Carro estacionado em dia de calor. Crédito: Foto AI
Auto

Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’

19:30 25 Junho, 2026 19:08 25 Junho, 2026 | Gonçalo Viegas

Temperaturas no interior de um carro estacionado podem subir para valores preocupantes em poucos minutos, pelo que é importante tomar medidas

Mulher de costas a limpar a casa. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

19:00 25 Junho, 2026 16:35 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Nem toda a casa pode ser limpa com lixívia. Há superfícies onde o produto danifica materiais e pode trazer riscos para a saúde

Metrobus. Crédito: DR
Algarve, Economia, Nacional

Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo

19:43 25 Junho, 2026 19:43 25 Junho, 2026 | João Luís

Projeto do metrobus do Algarve pode ficar suspenso por falta de acordo financeiro entre municípios e Estado, apesar de estar previsto para avançar até 2029

Algarve, Cultura

Novas 7 Maravilhas levam 21 candidatos do Algarve a votação em Olhão

15:37 25 Junho, 2026 15:37 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Olhão recebe este sábado a meia-final regional das Novas 7 Maravilhas, com 21 candidatos algarvios em votação

Dia de chuva e vento forte. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva forte e trovoada a caminho: depressão traz granizo, vento e uma’carga de água’ até este dia

13:42 25 Junho, 2026 19:56 25 Junho, 2026 | João Luís

Uma depressão atlântica vai mudar o estado do tempo em Portugal, com aguaceiros, trovoadas, granizo e descida das temperaturas

Idosos a conversar. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira

20:42 25 Junho, 2026 20:00 25 Junho, 2026 | João Luís

Há um pagamento reforçado a caminho para muitos pensionistas, mas o calendário pode variar conforme a entidade que paga a pensão

Economia, Europe Direct Algarve

Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço

17:30 25 Junho, 2026 17:25 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto EURES Transfronteiriço Andaluzia-Algarve decorrerá até março de 2028 e conta com 1,4 milhões de euros

Rua pintada com as cores da bandeira de Portugal em Sines.
Nacional, Vida & Lazer

Dois irmãos pintaram uma rua de 65 metros no Alentejo para apoiar Portugal no Mundial e os vizinhos quiseram ajudar

11:14 24 Junho, 2026 11:14 24 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Em Sines, dois irmãos transformaram uma rua inteira num símbolo de apoio à Seleção e acabaram por arrastar toda a vizinhança

Algarve, Nacional

Unidade de biometano já abastece parte de Olhão e Portimão, diz nova associação

19:03 24 Junho, 2026 19:05 24 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

A Associação para os Gases Renováveis defende que Portugal deve acelerar a integração do biometano na rede nacional, aproveitando as infraestruturas de gás existentes

Trovoada.
Tempo

Vem aí trovoada ‘seca’ com risco de granizo: instabilidade vai sentir-se nestas regiões e preocupa pelo risco de incêndio

14:40 22 Junho, 2026 14:12 22 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Uma depressão isolada em altitude vai aumentar a instabilidade no interior de Portugal continental esta segunda-feira

Mulher a chamar o reboque. Crédito: Freepik
Auto, Europe Direct Algarve, Tech

Adeus pronto socorro? Esta tecnologia pode deixar de funcionar em milhões de carros depois de ter passado a ser obrigatória na União Europeia

08:44 23 Junho, 2026 09:32 23 Junho, 2026 | João Luís

Uma tecnologia instalada em milhões de automóveis pode ficar comprometida nos próximos anos por causa de uma mudança nas redes móveis europeias

Avião da Ryanair a levantar voo. Crédito: Freepik AI
Economia, Vida & Lazer

Novas regras na Ryanair para quem viaja com filhos: saiba o que vai mudar

16:50 25 Junho, 2026 16:22 25 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

Viajar com crianças na Ryanair passa a ser diferente. A companhia aérea alterou uma regra que gerava críticas entre muitas famílias e a mudança já está a produzir efeitos nas novas reservas

Opinião

Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega

16:10 25 Junho, 2026 16:11 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"O sismo de hoje na Venezuela representa um aviso para todos nós. Estamos certos de que é possível simplificar e garantir a segurança"

Mundo, Opinião

Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa

15:22 25 Junho, 2026 15:14 25 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

“As nossas crianças são vítimas colaterais de uma guerra que está aqui ‘à porta’ e sentem-na”

Últimas Notícias

  • Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
    Pensionistas recebem mês extra no verão, mas a data não é igual para todos: saiba quando entra o dinheiro na carteira
  • Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
    Inaugura já esta sexta-feira a única praia fluvial do Algarve com Bandeira Azul: saiba onde a encontrar
  • Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
    Metrobus do Algarve fica em risco: motivo é falta de financiamento e este é o valor pedido ao Governo
  • Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
    Espanhóis recomendam: é isto que deve fazer para manter o interior de um carro estacionado mais ‘fresco’
  • Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro
    Usa lixívia para limpar a casa? Há locais onde nunca o deve fazer e o erro pode sair caro

Opinião

  • Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
    Será que os sismos “só acontecem aos outros?” – Tragédias anunciadas ou mais vale prevenir? | Por António Nóbrega
  • Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
    Bilhete Postal: A criança e as bombas de guerra | Por Eduardo Costa
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]

Europe Direct Algarve

  • Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
    Algarve e Andaluzia lançam nova fase do projeto EURES Transfronteiriço
  • Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
    Resenha do livro: “Os Dias de Vidro” | Por Rafael Procopiak [em português e inglês]
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal