Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
A barreirista Anna Ryzhykova - Foto D.R.
Desporto

Grupo de atletas ucranianas conclui estágio em VRSA após paragem pela guerra

A barreirista Anna Ryzhykova, a velocista Anastasia Bryzgina e a meio-fundista Olga Lyakhova estiveram desde março a treinar no centro de alto rendimento do complexo desportivo de Vila Real de Santo António.

10:10 11 Maio, 2022 10:10 11 Maio, 2022 | Cristina Mendonça
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

Um grupo de atletas ucranianas concluiu na terça-feira cerca de dois meses em Portugal, onde recomeçou a preparação para a competição após semanas de inatividade no seu país devido à guerra com a Rússia.

A barreirista Anna Ryzhykova, a velocista Anastasia Bryzgina e a meio-fundista Olga Lyakhova estiveram desde março a treinar no centro de alto rendimento do complexo desportivo de Vila Real de Santo António e contaram à agência Lusa como foi a sua vida desde que a Rússia lançou uma operação militar na Ucrânia, em 24 de fevereiro, iniciando um conflito que ainda prossegue e que gerou dúvidas quanto à continuidade das suas carreiras desportivas.

Anna Ryzhykova, quinta nos 400 metros barreiras em Tóquio2020, disse à Lusa que, antes de a guerra começar, já tinha planeado vir para Portugal fazer um estágio para a temporada de verão, mas a entrada das tropas russas na Ucrânia levou-a até a pensar que a sua “carreira desportiva estava acabada”.

“Pensei que não iria ter oportunidade de vir para vá e até que nem conseguiria pensar em desporto. Só pensava na minha família e em como sobreviver, estávamos numa situação terrível e não sabíamos o que ia acontecer amanhã”, afirmou a atleta de 32 anos.

A barreirista ucraniana disse que, na véspera de o conflito estalar, estava em estágio na cidade ucraniana de Sumy a preparar os campeonatos nacionais, que deviam começar em 25 de fevereiro, mas as provas “foram canceladas” na noite de 23. Regressou a casa e, no dia 24, já acordou “com explosões” e “sem acreditar que era real”.

Ainda esteve “durante duas semanas sem treinar”, passando a maior parte desse tempo “presa em casa, assustada”, porque “qualquer ponto podia ser atacado e bombardeado”, até que, em meados de março, a colaboração das autoridades portuguesas na cedência gratuita de instalações desportivas para treino e o apoio de patrocinadores, como a Nike, para garantir alimentação ou alojamento, permitiram que a atleta rumasse a Vila Real de Santo António e pudesse recomeçar o treino e preparar a competição.

Já na localidade algarvia, Anna Ryzhykova sentiu-se “estranha” por “ver que havia uma vida normal” e que “ninguém estava assustado”, enquanto passava os dias preocupada com a sua família na Ucrânia e a “ler notícias a toda a hora” para saber como a guerra evoluía.

“O meu treinador está no exército e não pôde vir, envia-me mensagens com o que devo fazer e fazemos treino ‘online’”, lamentou, revelando que agora vai para a Polónia ultimar a preparação para o regresso à competição, em 18 de maio, no Meeting de Savona, em Itália.

Já Anastasia Bryzgina disse que, apesar de um período de paragem após o início da guerra, ainda pôde recomeçar o trabalho na zona oeste da Ucrânia, mas sublinhou que, “mesmo assim, era difícil, porque não era totalmente seguro” e qualquer ponto do país podia ser atacado.

Após quase dois meses em Portugal, a velocista adiantou que vai rumar a Espanha, onde vai prosseguir o treino e participar em provas em Huelva, com o objetivo de “continuar a preparar os campeonatos do mundo e da Europa”.

A campeã da Europa de sub-20 dos 400 metros em 2017, agora com 24 anos, reconheceu que, se antes já era um “orgulho” representar a Ucrânia, o conflito com a Rússia faz com que envergar as cores do país seja agora “especialmente importante mostrar a bandeira ucraniana perante todo o mundo”.

O regresso à competição é também duplamente importante para Olga Lyakhova, que foi mãe há um ano e, nas primeiras duas semanas da guerra, viveu “momentos terríveis com uma bebé de 10 meses” a fugir para abrigos ou a esconder-se na casa de banho da sua casa, em Kremenchuk, para fugir a bombardeamentos.

“A cidade tinha refinarias e foi bombardeada, não havia eletricidade, calefação ou água”, recordou a meio-fundista, de de 30 anos, agradecendo à marca desportiva que a patrocina a possibilidade de trazer a bebé e a mãe para junto de si, porque “nunca poderia sair do país e deixar a família lá”.

Lyakhova, medalha de bronze nos 800 metros dos Europeus de 2019 e nos 4×400 metros nos de 2017, disse ainda que, embora o seu pai continue na Ucrânia a “defender o país” das tropas russas, o tempo em Portugal foi útil para poder retomar o treino, tendo em vista o Meeting de Savona, cuja preparação vai ultimar a partir da Suíça e “ainda mais motivada para mostrar o que a Ucrânia é”.

“Vou começar a competir em Itália, em Savona, depois tenho outra competição na Polónia. Estive um ano sem competir por causa da gravidez e da maternidade, espero voltar agora da melhor forma, conseguir bons resultados e trabalhar para poder estar num bom nível nos Mundiais e nos Europeus”, anteviu.

Além de Ryzhykova, Bryzgina e Lyakhova, o complexo desportivo de Vila Real de Santo António acolheu a retoma desportiva de vários outros atletas ucranianos.

(Miguel Hugo Cruz, da agência Lusa)

Operação stop. Crédito: DR
Auto Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve Cultura Desporto Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto Nacional

O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros

18:00 6 Setembro, 2026 10:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Automóvel atingiu os 100 mil quilómetros? Saiba que componentes deve verificar para evitar avarias e reparações mais dispendiosas

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve Desporto

Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir

12:30 6 Setembro, 2026 11:15 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Treinador e dirigente decisivo para o atletismo algarvio será homenageado esta segunda-feira, às 12:00, durante o feriado municipal de Faro

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher idosa confusa no telemóvel. Crédito: Foto AI
Nacional Tech Vida & Lazer

Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se

16:50 6 Setembro, 2026 11:49 6 Setembro, 2026 | João Luís

Recebeu uma mensagem suspeita no WhatsApp? CNCS, Banco de Portugal e GNR explicam os sinais de uma possível burla

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Operação stop. Crédito: DR
Auto, Nacional

Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa e evite ser multado

11:30 6 Setembro, 2026 01:40 6 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Importa conhecer todos os sinais de trânsito, como o H42, para conseguir cumprir as regras de forma eficiente

Algarve, Cultura, Desporto, Gastronomia

Feira Vegan do Algarve espera servir cinco mil refeições em três dias

09:00 6 Setembro, 2026 11:18 3 Setembro, 2026 | Cristina Mendonça

Parque Municipal de Loulé recebe mais de 100 expositores numa feira que cruza gastronomia vegetal, cultura e sustentabilidade

Pessoas a andar à chuva. Crédito: Foto AI
Tempo

Chuva ‘a potes’, trovoada e poeiras: mau tempo neste dia vem acompanhado de descida das temperaturas nestas regiões

10:20 6 Setembro, 2026 12:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

IPMA prevê uma descida das temperaturas, para além de chuva forte, trovoada e poeiras em suspensão a marcar o estado do tempo em Portugal

Mesa do restaurante Vela 2, em Tavira.
Algarve

“Ao meio-dia já costuma haver fila”: casal descobre este restaurante no Algarve onde se come peixe grelhado “sem limite” por 14€

17:50 4 Setembro, 2026 14:36 4 Setembro, 2026 | Miguel Frazão

Casal foi conhecer um restaurante no Algarve onde o peixe grelhado chega à mesa sem limite por 14 euros: há robalo, dourada, sardinha e choco

Chuva em Portugal. Crédito: Freepik AI
Tempo

Vem aí ‘montes’ de chuva: anticiclone pode perder influência e dar lugar a chuva intensa nestas datas

15:00 6 Setembro, 2026 22:37 5 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Previsão alargada da Luso Meteo identifica possíveis episódios de chuva intensa para este período do mês de setembro

Condutor preocupado a falar com o mecânico. Crédito: Freepik
Auto, Nacional

O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros

18:00 6 Setembro, 2026 10:25 6 Setembro, 2026 | João Luís

Automóvel atingiu os 100 mil quilómetros? Saiba que componentes deve verificar para evitar avarias e reparações mais dispendiosas

Nacional

Ramos da árvore do vizinho entram no seu terreno? Lei permite cortá-los, mas só com uma condição

18:30 4 Setembro, 2026 13:57 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

A lei portuguesa prevê o que pode fazer quando ramos ou raízes da propriedade vizinha entram no seu terreno, mas existe um procedimento que deve cumprir

Mulher a utilizar o Multibanco. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Enganou-se numa transferência bancária? Banco de Portugal esclarece quando ainda pode recuperar o dinheiro (e como o fazer)

11:20 6 Setembro, 2026 10:50 6 Setembro, 2026 | João Luís

Saiba quando ainda pode tentar recuperar o dinheiro de uma tranferência bancária e quando uma operação já não pode ser cancelada

Cidade velha, Faro, Algarve.
Algarve, Vida & Lazer

Há uma cidade do Algarve que está entre as melhores de Portugal para explorar a pé

09:30 6 Setembro, 2026 23:51 5 Setembro, 2026 | João Luís

Esta cidade do Algarve conseguiu entrar entre as dez melhores do país para quem gosta de descobrir os destinos a pé

Algarve, Desporto

Faro dá nome de Artur Lara Ramos à pista de atletismo que ajudou a construir

12:30 6 Setembro, 2026 11:15 6 Setembro, 2026 | Henrique Dias Freire

Treinador e dirigente decisivo para o atletismo algarvio será homenageado esta segunda-feira, às 12:00, durante o feriado municipal de Faro

Hortênsias. Crédito: Magnific
Vida & Lazer

Tem hortênsias em casa? Não faça isto em setembro ou pode ficar sem flores no próximo ano

08:00 6 Setembro, 2026 15:24 2 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Setembro pode parecer uma boa altura para arranjar as hortênsias depois do verão, mas um corte feito nos ramos errados pode comprometer parte da floração

Casa ocupada ilegalmente. Crédito: Freepik AI
Europa

Família recuperou casa ocupada ilegalmente e foi obrigada a sair pela polícia: autoridades devolveram imóvel aos ‘okupas’

16:10 4 Setembro, 2026 02:11 4 Setembro, 2026 | Gonçalo Viegas

Problemas com os 'okupas' em Espanha continuam, com a lei, muitas das vezes, a proteger mais os ocupantes ilegais de casas do que os legítimos proprietários

Ambulância dos bombeiros. Crédito: Lusa
Vida & Lazer

Bombeiros alertam: não deixe estes 3 eletrodomésticos ligados enquanto dorme

14:30 2 Setembro, 2026 23:20 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Colocar determinadas máquinas a trabalhar antes de ir dormir é um hábito comum, mas os bombeiros explicam por que pode ser mais seguro deixá-las para outra altura

Café num copo de plástico. Crédito: Freepik AI
Saúde, Vida & Lazer

Bebe café todas as manhãs? Oncologistas alertam para este ingrediente que muitos acrescentam e aconselham a evitar este hábito

07:50 5 Setembro, 2026 12:07 4 Setembro, 2026 | João Luís

Consome café todas as manhãs? Oncologistas alertam para um produto que muitas pessoas acrescentam diariamente

Mulher idosa confusa no telemóvel. Crédito: Foto AI
Nacional, Tech, Vida & Lazer

Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se

16:50 6 Setembro, 2026 11:49 6 Setembro, 2026 | João Luís

Recebeu uma mensagem suspeita no WhatsApp? CNCS, Banco de Portugal e GNR explicam os sinais de uma possível burla

Mecânico a trocar pneus. Crédito: Freepik
Auto

Pneus novos à frente ou atrás? Muitos condutores escolhem o eixo errado e esta é a opção mais segura

18:00 5 Setembro, 2026 14:11 3 Setembro, 2026 | Rubén Gonçalves

Quando chega a altura de trocar apenas dois pneus, há uma decisão que pode fazer diferença numa situação de emergência

Últimas Notícias

  • O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
    O seu automóvel atingiu os 100.000 km? Especialistas avisam que é isto que tem de fazer para evitar problemas futuros
  • Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se
    Burlas no WhatsApp estão cada vez mais ‘impossíveis’ de detetar: saiba reconhecer os sinais e proteger-se
  • Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”
    Paulo trabalhou 17 anos como camionista mas foi obrigado a aceitar a reforma aos 47: “Foi como se me tivessem tirado o chão”
  • “Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite
    “Foi incrível”: casal elegeu esta ilha no Algarve para as férias e ficou neste parque de campismo onde se paga pouco mais de 30€ por noite
  • Aviso de mecânico: avaria ‘silenciosa’ neste componente do carro pode ‘acabar’ com o motor e levar a reparações superiores a 10.000€
    Aviso de mecânico: avaria ‘silenciosa’ neste componente do carro pode ‘acabar’ com o motor e levar a reparações superiores a 10.000€

Opinião

  • O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
    O País Melhor | Por José Figueiredo Santos
  • Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
    Enxaqueca, vamos controlar a dor | Por Rita Martins
  • Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves
    Fadiga da fertilidade: porque tantos casais desistem dos tratamentos e como o descanso pode ajudar | Por Ana Luísa Alves

Europe Direct Algarve

  • Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
    Adeus reforma? União Europeia só ‘olha’ a pagamentos de pensões até esta data e novo relatório deixa aviso
  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva reúne setor cultural em Bruxelas para debater inteligência artificial
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal

Subscreva a newsletter
do POSTAL

Pode sempre cancelar a qualquer momento