Centenas de pessoas acorreram na noite desta quinta-feira à Praça da República, em Tavira, para assistirem ao concerto de Mariza, na Feira da Dieta Mediterrânica.
Um espetáculo memorável perante um público que não quis deixar de ver e ouvir este nome incontornável da música portuguesa. O POSTAL deixa-lhe o registo fotográfico de um grande concerto que ficará na memória de muitos.
Mariza nasceu a 16 de dezembro de 1973, em Moçambique. Veio viver para Portugal quando tinha três anos e foi morar para a Mouraria, onde teve os seus primeiros contactos com o Fado. Experimentou outros géneros musicais, como Jazz, Gospel e Soul, entre outros, mas foi com o Fado que mais se identificou. Começou a ser conhecida em 1999, quando interpretou fados da Amália Rodrigues nos espetáculos organizados em homenagem a essa grande diva do Fado. A partir de então, passou a ser convidada a participar em programas de TV. Em 2001 lançou em Portugal, e em mais 32 países, o seu primeiro CD – Fado em Mim, que alcançou o disco de Platina em Portugal, foi distinguido com o prémio de melhor CD de música tradicional de 2001 na Alemanha e considerado o álbum de estreia que mais vendeu na União Europeia, excluindo o país de origem, tendo recebido o prémio Boarder Breaker. Lançou em 2003 o seu segundo CD, intitulado Fado Curvo.
A fadista recebeu o prémio de Melhor Atuação no Festival d’Été de Quebec em 2002, e o prémio de Melhor Artista da Europa de World Music da BBC Radio 3 em 2003.
Participou na coletânea World 2002, onde se incluem todos os melhores da World Music (seleção do público). Interpretou o hino nacional no jogo da seleção portuguesa com a seleção da Coreia no Mundial de Futebol em Seul, tendo recebido as melhores críticas de publicações internacionais. Tem feito vários espetáculos e atuações em diversas cidades do mundo, sendo de destacar a digressão pelo Reino Unido com as salas esgotadas e as melhores críticas dos principais jornais britânicos (The Times, The Observer, The Guardian, entre outros). Em Portugal os seus espetáculos têm tido também grande adesão do público, com salas como o Rivoli (Porto) e o Grande Auditório do Centro Cultural de Belém (Lisboa) de lotação esgotada.
Em dezembro de 2003 Mariza foi distinguida como Personalidade do Ano pela Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal. Quase dois anos depois, em outubro de 2005, foi nomeada embaixadora da boa vontade da Unicef, não só pela fama que alcançou nacional e internacionalmente, essencial para dar conhecimento ao mundo do que se passa com as crianças necessitadas, como também pela sensibilidade que sempre demonstrou ao participar em eventos de solidariedade.
Com mais de 20 anos de carreira, Mariza é uma referência na música portuguesa e no fado, tendo lançado o seu mais recente trabalho no final de 2020 na sequência da edição do single “Lágrima”. No seu novo espetáculo, Mariza interpreta canções de Amália.