Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Contactos e ficha técnica do Postal
    • Política de Privacidade
Menu
Foto Miguel Pires / D.R.
Cultura, Economia

Verão em Tavira celebra 20 anos de oferta cultural variada e qualificada

Maro, The Gift, Diogo Piçarra e Dino D´Santiago são alguns dos nomes que integram o cartaz deste ano.

09:56 28 Junho, 2022 17:30 6 Julho, 2022
Cristina MendonçaCristina MendonçaJornalista
Definir como fonte de informação preferida
Share this...
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

O Verão em Tavira (VT) completa, este ano, 20 anos de existência e o Município continua a preparar, em parceria com diversas entidades, um programa cultural, multidisciplinar, para todos os públicos, residentes e visitantes, nos meses de julho, agosto e início de setembro. 

“Ao longo destas duas décadas, o VT continua a manter as mesmas linhas programáticas e as preocupações da primeira edição: divulgar a cultura e a língua portuguesa, as artes, o património cultural material, imaterial e ambiental, tendo, hoje, evoluído para um programa cultural mais completo, diversificado e rico, uma referência na região e no país”, destaca a autarquia tavirense em comunicado.

O VT constitui-se como “uma oferta cultural variada e qualificada, no Algarve, atraindo milhares de visitantes à cidade do Gilão nesta altura do ano. Por outro lado, o Verão em Tavira, fruto do investimento da autarquia, tem um efeito multiplicador na economia local, graças à contratualização de inúmeros serviços e conteúdos necessários à sua concretização, em especial junto da comunidade artística local e regional”.

Este ano, o Verão em Tavira regressa revigorado e renovado, mantendo, contudo, os principais programas que marcam a diferença, na região, que tanto são do agrado dos tavirenses e dos muitos visitantes que nos procuram.

Cenas na Rua – XVI Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira, Feiras temáticas (Os Dias do Vinho, Feira do Livro, Feira dos Ofícios, Feiras das Antiguidades e Velharias e a Feira dos Stocks), Jazz em Tavira, programação no Parque do Palácio da Galeria, Animação na Praça da República, Mostra de Cinema ao Ar Livre, Fado no Coreto, Exposições no Museu Municipal de Tavira e Instalações e Exposições de Arte Digital, pelo Museu Zer0, são alguns dos projetos que integram esta edição.

Após dois anos de interregno, regressa o “Cenas na Rua” – Festival Internacional de Teatro e Artes na Rua de Tavira, na sua 16ª edição, entre 01 e 17 de julho. Da programação fazem parte propostas artísticas de França, Espanha e Portugal com espetáculos, nas áreas da dança, do teatro, circo contemporâneo e novo circo, poesia, humor, clown, marionetas, cinema, música, multidisciplinar, a terem lugar, em diversos locais da cidade, e de acesso gratuito.

Feiras temáticas

As Feiras temáticas, no centro da cidade, na Rua do Cais, também estão de volta.

Graças às características ímpares de clima, solos e vinhas, a área geográfica correspondente à Denominação de Origem Controlada “Tavira” abrange diversos concelhos do sotavento algarvio. Neste sentido, terá lugar, entre 15 e 17 de julho, mais uma edição, de “Tavira: Os Dias do Vinho”, numa organização da Associação Cegos por Provas e do Município de Tavira. Esta iniciativa vínica e gastronómica contará com cerca de 40 expositores e tem como objetivos dar a conhecer diferentes variedades de vinhos nacionais, e de Tavira, através de provas e diversas outras iniciativas. O horário será, de sexta a sábado, entre as 18h00 e a meia-noite e, no domingo, das 18h00 às 23h00.

Entre 21 de julho e 03 de agosto realizar-se-á mais uma edição da Feira do Livro de Tavira. Esta edição conta com cerca de 35 expositores. Da programação fazem parte diversos lançamentos e a apresentação de novas edições, bem como conversas com escritores/autores. O horário será, diariamente, das 20:00 às 00:30.

A ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira organiza mais uma Feira dos Ofícios, entre 06 e 15 de agosto. Esta iniciativa tem como finalidade divulgar o artesanato, a doçaria e as técnicas associadas a estas artes. Esta conta com a participação de expositores convidados da região e do Alentejo e funcionará, diariamente, entre as 19h00 e a meia-noite.

Entre 18 e 28 de agosto, terá lugar mais uma edição da Feira de Antiguidades e Velharias de Tavira. Espaço privilegiado para os amantes do colecionismo e decoração adquirirem raridades e peças únicas. O certame poderá ser visitado, de segunda a quinta, entre as 19h00 e a meia-noite, e de sexta a domingo e vésperas de feriados, das 19h00 à 01h00.

A Associação Baixa de Tavira organiza, entre 31 de agosto e 4 de setembro, a Feira dos Stocks em colaboração com diversos espaços comerciais associados da cidade, das 19h00 às 23h30.

As Mostras de Artesanato, numa organização das associações locais de Tavira (ASTA, Almadrava e Albacora) decorrem, entre 01 de julho e 02 de outubro, das 19:00 à meia-noite, na Praça Dr. António Padinha (Jardim da Alagoa – segundas, terças e quartas) e no Jardim das Palmeiras (sextas, sábados e domingos). 

Numa organização da AL-BIO Associação Agroecológica do Algarve, terá lugar, o Mercadinho Bio, no local da antiga lota, junto ao Mercado da Ribeira, às quintas-feiras, entre as 18h00 e a meia-noite, no período compreendido entre 30 de junho e 02 de outubro.

Jazz em Tavira

Regressa o Jazz em Tavira com três espetáculos, entre 21 e 23 de julho, no Jardim do Coreto. Assim, no dia 21 de julho atuará o Quinteto do harmonicista Gonçalo Sousa com o projeto “Um sorriso para Toots”.

No dia seguinte, 22 de julho, será a vez do trio da jovem trompetista Jéssica Pina apresentar o seu recente trabalho “Vento Novo” e a finalizar, no dia 23 de julho, atuará o trio de Beatriz Nunes com o projeto “À espera de futuro”. Espetáculos de acesso gratuito e início previsto para 22h00.

Numa organização da Associação Fado com História, realiza-se, pelas 22h00, uma vez por semana, o Fado no Coreto.

Concertos no Parque do Palácio da Galeria

O Parque do Palácio da Galeria é outro dos palcos do Verão em Tavira.Assim, no dia 20 de julho, pelas 22:00, é possível assistir à vencedora do Festival RTP da Canção e representante de Portugal no Festival Eurovisão com o tema “Saudade, saudade”: MARO.

No dia 03 de agosto, pelas 22:00, o grupo formado por Sónia Tavares, John Gonçalves, Nuno Gonçalves e Miguel Ribeiro, os The Gift, regressam a Tavira e revisitarão o seu vasto reportório, onde marcam presença temas como “Fácil de entender” ou “Verão”, entre muitos outros.

No dia 11 de agosto, na véspera do Dia Internacional da Juventude, atuará, pelas 22h00, o compositor, cantor e produtor algarvio Diogo Piçarra, em palco, a solo, irá trabalhar e explorar instrumentos e formas como nunca o vimos fazer anteriormente. Do alinhamento do espetáculo fazem parte todos os sucessos que têm marcado a carreira do artista, não faltando o novo tema “Vem dançar comigo”.

O quarto e último concerto, no Parque do Palácio da Galeria, será, no dia 17 de agosto, pelas 22:00, com a presença de outro ilustre algarvio, natural de Quarteira, e nome incontornável da música portuguesa, Dino D´Santiago. O artista mais premiado na última edição dos Prémios Play – Prémios da Música portuguesa. Dino trabalha a tradição cabo-verdiana com o peso contemporâneo da eletrónica global, como prova o hino “Kriolu”.  Em 2020, lança “Kriola” e, mais recentemente, o álbum “Badiu” com as presenças de Branko e Slow J.

Os ingressos para os espetáculos estarão à venda, no stand de informações do Verão em Tavira, situado na Praça da Republica, diariamente, entre as 20:00 e as 23:00, ou na bilheteira do espetáculo, no dia, e de terça-feira a sábado, no Palácio da Galeria, durante o período de abertura ao público. Os ingressos têm um valor único de €10 por espetáculo.

Concertos na Praça da República

A Praça da República, pela sua centralidade, no contexto da cidade, ao final da noite, reúne milhares pessoas. Assim, para aquele espaço, durante os três meses, prevê-se uma programação no campo da música eclética, diversificada e inclusiva com destaque para os projetos locais e regionais, além de referências da música portuguesa da atualidade, sempre com início agendado para as 22h00.

Da programação fazem parte os projetos tavirenses Poetas Cantados, Luís Conceição & OSMOSE, G.I.G.G.Y e o cantor e ator Rui Vaz. A Banda Musical de Tavira, o folclore com os Ranchos de Tavira, Luz de Tavira e Santo Estêvão além do Grupo de Música Popular Pérolas do Gilão e do Grupo de Cantares de Cachopo marcarão presença. Realce, ainda, para a comemoração do Dia de Santiago pela União das Freguesias de Tavira com um espetáculo pela Orquestra Ligeira do Exército.

A nível regional destaque para a presença da Orquestra Clássica do Sul, da Orquestra de Jazz do Algarve, da consagrada artista Viviane e dos Plasticine.

Pela Praça da República passarão, ainda, Noiserv, o multi instrumentista David Santos, Alma Nuestra de Salvador Sobral e Victor Zamora projeto em torno dos sons da América Latina e Jazz, a compositora, letrista, cantora Rita Redshoes, o compositor e multi instrumentista Bruno Pernadas, ainda o virtuoso guitarrista Manuel de Oliveira que se far-se-á acompanhar do fadista Marco Rodrigues, a realização da habitual Gala Lírica e Criatura – eclético bando de músicos, artistas e gente que se dedica a revisitar a memória popular do território que habita e que a partir dela se propõe a criar música e arte que nasce de outras formas de olhar, sentir e ser a tradição. Destaque, ainda, para a cantora e jornalista guineense Karyna Gomes que nos apresentará o seu mais recente trabalho e os The Lucky Duckies, de Marco António e Cláudia Faria, com a sua inconfundível sonoridade do Rock and Roll e Blues ou os clássicos em português.

Numa organização da Fundação Inatel realiza-se, também, na Praça da Republica o POPular – Inatel na Rua, entre os dias 28 e 31 de julho, dando continuidade à parceria entre o Município e aquela Instituição. Neste sentido, terá lugar, no dia 28 de julho, a atuação de Expresso Transatlântic; no dia 29 de julho, PAUS, no dia 30 de julho, SAL e a terminar, no dia 31 de julho, José Barros e Navegante. Integram, ainda, esta programação o espetáculo de Teatro de fantoches “D. Roberto”, animações circenses e jogos tradicionais da responsabilidade da Associação Babok Cayo.

Nos Claustros do Convento do Carmo, entre 15 de julho e 28 de agosto, o Cineclube de Tavira apresentará mais uma edição da Mostra de Cinema ao Ar Livre de Tavira. Sessões sempre, pelas 21:30, às sextas, ao sábados e domingos.

Exposições e instalações

No Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria estará patente, até dia 08 de outubro, a exposição antológica da artista Gabriela Albergaria – A natureza detesta linhas rectas com curadoria de Delfim Sardo. Trata-se da primeira exposição antológica da artista, percorrendo os últimos 18 anos do seu trabalho, nos vários suportes que tem vindo a utilizar, desde a escultura, ao desenho, passando pela fotografia e pela produção de múltiplos. 

Encontra-se, igualmente, patente, no Museu Municipal de Tavira | Palácio da Galeria, a exposição “Dieta Mediterrânica – Património Cultural Milenar”. Esta pretende responder à questão central “O que é a Dieta Mediterrânica?”. Dando a conhecer as suas múltiplas dimensões: o conceito de espaço cultural e de estilo de vida mediterrânico milenar, um património cultural imaterial transmitido, de geração em geração, e os seus aspetos sociais e religiosos, os alimentos sagrados e as suas simbologias, os produtos do mar e da terra que dão suporte a um regime alimentar de excelência reconhecido pela OMS – Organização Mundial de Saúde. Relembre-se que Tavira é a Comunidade Representativa de Portugal para a Dieta Mediterrânica – Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Aberto ao público, desde 2012, o Núcleo Islâmico do Museu Municipal de Tavira tem patente a sua exposição permanente “Tavira Islâmica”, a qual conta com as peças mais emblemáticas do período islâmico encontradas no subsolo da cidade de Tavira.

A não perder, sem dúvida, o Vaso de Tavira, peça do século XII que se julga representar uma cena matrimonial, mas o acervo conta com outras peças emblemáticas, como um tinteiro, uma caçoila com oito asas ou uma torre de roca com a representação de um rosto feminino.

No espaço expositivo do Convento da Graça pode visitar, para além de parte de duas casas islâmicas, a exposição “Cerâmica importada em Tavira – séculos XIV a XVI” com peças provenientes dos principais centros produtores de cerâmica deste período. A sua visita carece de agendamento prévio junto da Pousada.

No campo da Arte Digital, o Museu Zer0, sedeado na Freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo, irá apresentar, durante os meses de julho, agosto e setembro, duas importantes exposições/iniciativas, na Ermida de São Roque.

Assim, entre 23 de julho a 15 de agosto, “Moira, Wr3ad1ng D1g1t5 (Wreading Digits)”. Moira trata-se de uma instalação ciberliterária imersiva que convida o leitor a entrar no universo das Moiras Encantadas.

Entre 16 de agosto e 30 de setembro, numa encomenda do Museu Zer0 ao artista Nuno Lacerda, será apresentada uma videoarte que traduz o seu olhar sobre a freguesia de Santa Catarina da Fonte do Bispo e a sua área circundante, onde captou a paisagem e o território, a fauna, a flora e o património construído.

Estas exposições podem ser visitadas de terça a sábado, entre as 21:00 e as 23:00.

Maro abre ciclo de concertos no “Verão em Tavira”
“Verão em Tavira” arranca com “Cenas na Rua”

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Opinião Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Trabalhador Mercadona
Algarve Economia Postal Studio Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Autocarro Rede Expressos.
Nacional

Rede Expressos lança 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viajar por Portugal

10:10 22 Outubro, 2026 10:04 22 Outubro, 2026

Campanha "Poucochinho" disponibiliza 100 mil bilhetes a 2,50 euros para viagens até 30 de novembro. Compras devem ser feitas até 12 de novembro

Algarve

GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga

19:00 22 Outubro, 2026 18:49 22 Outubro, 2026

Alerta para um bote insuflável numa viatura levou a GNR a intercetar oito homens em Moncarapacho, um dos quais estava escondido no mato

Algarve, Cultura

Professora de Silves lança livro sobre os desafios da maternidade e da adolescência

09:10 22 Outubro, 2026 08:56 22 Outubro, 2026

Professora de História em Silves, Ana Rita Gamas aborda a maternidade e a adolescência numa obra marcada pelo humor e pelas emoções familiares

Algarve

Jovem foge de motociclo à GNR em Albufeira e acaba em prisão preventiva por tráfico de droga

16:07 22 Outubro, 2026 16:24 22 Outubro, 2026

Suspeito de 20 anos tentou fugir da GNR após uma alegada transação de droga em Albufeira. Foram apreendidas 2.889 doses de haxixe e outras substâncias

Homem triste a falar ao telemóvel.
Tech

O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem

20:00 22 Outubro, 2026 16:59 22 Outubro, 2026

iPhones disponibilizam uma funcionalidade que permite contactar rapidamente os serviços de emergência e avisar familiares em caso de perigo

Daniela Pimenta.
Nacional

Ex-concorrente da Casa dos Segredos detida na Tailândia durante uma aula de culinária: regresso a Portugal pode estar para breve

15:20 22 Outubro, 2026 15:03 22 Outubro, 2026

Durante uma aula de culinária, Daniela Pimenta foi detida pelas autoridades tailandesas e aguarda documentação para regressar a Portugal

Opinião, Tech

A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos

17:40 22 Outubro, 2026 17:39 22 Outubro, 2026

"Depois de tantos séculos civilizacionais, de tantas descobertas e eloquentes promessas de futuro, regressámos a uma forma rudimentar de vida: desconfiamos de quem bate à porta, mesmo quando a porta é apenas um telefone"

Trabalhador Mercadona
Algarve, Economia, Postal Studio, Pub

Mercadona continua a crescer no Algarve e está a contratar para a 3.ª loja: salários até 21.000€, contrato efetivo e prémio anual

11:30 19 Outubro, 2026 11:51 19 Outubro, 2026

Depois de Portimão e Faro, a Mercadona prepara-se para abrir uma nova loja em Olhão e já está a contratar: salários até 21.000€, contrato efetivo e até 29 dias de férias. Saiba como candidatar-se

Economia, Opinião

Grândola vila obscena | Por Tiago Manuel

12:41 22 Outubro, 2026 12:42 22 Outubro, 2026

Tiago Manuel denuncia, em versos de tom crítico e irónico, a privatização do acesso às praias de Grândola, questionando o poder do dinheiro e a exclusão das comunidades locais

Opinião

Partir tudo para mudar o quê? | Por Ana Alexandra Resende

07:30 22 Outubro, 2026 07:40 22 Outubro, 2026

"Podemos exigir mudanças profundas, fazer perguntas incómodas e recusar respostas vazias. Devemos fazê-lo. Mas continuo à espera de que me expliquem como se melhora a vida de quem, depois da manifestação, fica a varrer os vidros"

Ria Formosa com a cidade de Faro como fundo.
Algarve

Lembra-se do falso tsunami de 1999 em Faro? Estas são as zonas da cidade que podem ser afetadas por um fenómeno real

14:40 20 Outubro, 2026 13:03 20 Outubro, 2026

Episódio que esvaziou praias algarvias não passou de um falso alarme, mas estudos e relatos ajudam a identificar vulnerabilidades em Faro

Algarve, Pub

A ÁGUAS DO ALGARVE, S.A., PRETENDE RECRUTAR TÉCNICO/A SUPERIOR DE OPERAÇÃO (M/F)

13:46 22 Outubro, 2026 13:46 22 Outubro, 2026

A Águas do Algarve, S.A., pretende recrutar Técnico/a Superior de Operação (M/F)

Mundo

‘Roubo do século’: ladrões assaltam camião e levam quase 1 milhão de dólares em cartas Pokémon

15:40 21 Outubro, 2026 14:59 21 Outubro, 2026

Mais de 200 encomendas com cartas Pokémon e desportivas, avaliadas em cerca de 963 mil dólares, foram roubadas de um camião da FedEx junto às instalações da PSA

Carro com para-brisas embaciado. Crédito: POSTAL AI - imagem gerada por IA
Auto

Para-brisas embaciados? A GNR partilhou uma alternativa caseira para acabar com o problema

20:30 21 Outubro, 2026 09:28 22 Outubro, 2026

Frio e humidade favorecem o embaciamento do para-brisas do carro. Conheça a alternativa caseira divulgada pela GNR

Idosa a contar moedas. Crédito: Freepik
Economia, Nacional

Pensões e subsídios em novembro: estas são as datas em que a Segurança Social vai pagar

07:00 21 Outubro, 2026 13:51 20 Outubro, 2026

Calendário de novembro já está disponível e há pagamentos previstos para diferentes dias do mês. Saiba quando recebe a pensão e os subsídios

Mulher com frio. Crédito: Freepik AI
Tempo

Ar polar em Portugal: estas 10 capitais de distrito podem ficar abaixo dos 8 ºC no dia mais frio da semana

06:00 21 Outubro, 2026 13:22 20 Outubro, 2026

Frio vai 'apertar' em várias regiões do país e há cidades onde os termómetros poderão descer mais. Saiba o que esperar

Últimas Notícias

  • O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
    O seu telemóvel pode ligar para o 112 sem precisar de marcar o número: há uma função que muitos desconhecem
  • GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
    GNR interceta oito homens em Moncarapacho e apreende material suspeito de ligação ao tráfico de droga
  • Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
    Portugueses descobrem a ‘pólvora’? Equipa consegue travar acumulação de uma proteína ligada à doença de Alzheimer
  • Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
    Médico e escritor residente em São Brás de Alportel lança novo romance histórico sobre o domínio islâmico
  • São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação
    São Brás de Alportel recebe corrida noturna com luzes fluorescentes, música e animação

Opinião

  • Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
    Algarve financeiro: onde os hábitos tradicionais encontram o digital | Por João Guerra
  • A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
    A condensação da desconfiança (ou os progressos da civilização e outras calamidades modernas) | Por José Figueiredo Santos
  • O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos
    O Algarve não pode ser um lugar onde se trabalha, mas não se consegue viver | Por Bruno Castelão Santos

Europe Direct Algarve

  • Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
    Eurodeputado Hélder Sousa Silva pede celeridade na entrega dos 261,5 milhões a Portugal
  • Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
    Costuma reservar hotéis pela Booking? Bruxelas investiga plataforma por suspeitas de burlas e anúncios falsos
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
  • Ficha técnica e contactos
  • Estatuto editorial e política de privacidade
Configurações de privacidade
©2026 Postal