Tavira, na qualidade de comunidade representativa de Portugal, comemora, entre 1 e 4 de dezembro, o 10º aniversário da inscrição portuguesa da Dieta Mediterrânica na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
O reconhecimento da Dieta Mediterrânica em Portugal, Espanha, Marrocos, Itália, Grécia, Chipre e Croácia deu-se, a 4 de dezembro de 2013, em Baku, no Azerbaijão.
De modo a assinalar esta data, a autarquia, em colaboração com diversos parceiros, preparou um programa que integra mostras de artesanato, demonstrações gastronómicas, concertos, uma marcha-passeio e uma mesa redonda subordinada ao tema “Uma década de Dieta Mediterrânica, e agora?”.
“A distinção da Dieta Mediterrânica como património cultural imaterial da Dieta Mediterrânica reforça, juntamente com as evidências científicas, a necessidade de preservar e promover este estilo de vida com base numa forte herança cultural, histórica e de saúde”, destaca a autarquia tavirense.
PROGRAMA:
Dia 01
10:00 – 18:00: Mostra de artesanato (ASTA – Associação de Artes e Sabores de Tavira)
Antiga lota
16h00: Grupo de Cantares “Lado a Lado”
Mercado da Ribeira
Dia 02
10:00 – 18h00: Mostra de artesanato (Albacora)
10:30: Demonstração gastronómica “A Dieta Mediterrânica à Mesa” com o Chef Arnaldo Correia, a Chef de Pastelaria Teresa Chagas e o Escanção João Arcanjo
Mercado Municipal
12:00: Rancho Folclórico de Santo Estêvão
Mercado Municipal
16:00: Pérolas do Gilão da Sociedade Orfeónica
Mercado da Ribeira
Dia 03
10:00: Todos a caminhar
Ponto de encontro: Largo da República, Luz de Tavira
10:00 – 18:00: Mostra de artesanato (Almadrava)
Antiga lota
16:00: Grupo de Cantares de Cachopo “Searas de Outono”
Mercado da Ribeira
Dia 04
14:00 – 17:00: Mesa redonda “Uma década de Dieta Mediterrânica, e agora?”
Biblioteca Municipal Álvaro de Campos
Moderador: Jorge Queiroz
Conversa em torno dos 10 anos da inscrição portuguesa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO: os desafios passados e o futuro.
14:00: “Uma década de Dieta Mediterrânica, e agora?
Município de Tavira, Associação In Loco, CCDR Algarve, DRAP Algarve, DRC Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de Santo António, Região de Turismo do Algarve e Universidade do Algarve
15:30: Pausa
16:00: Apresentação do resultado do plano de atividades para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2018-2021 | Associação In Loco
Apresentação do plano de atividades para a salvaguarda da Dieta Mediterrânica 2023 – 2027 | Universidade do Algarve
17:00: Encerramento com degustação de bolo regional
Inscrições: https://forms.gle/e8vyfeRmF57gGr2C8
+ Info: [email protected]
18:00: Concerto comemorativo da Dieta Mediterrânica com Ricardo Silva (guitarra portuguesa), Pedro Jóia (guitarra clássica e flamenca), Carlos Lopes (acordeão)
e Baltazar Molina (percussões do Norte de África)
Leia também: Câmara de Tavira compra terreno para habitação a custos controlados e com renda acessível