Loulé volta a figurar nas nomeações dos Iberian Festival Awards. Nesta 8ª edição, ao Festival MED e Som Riscado – Festival de Música e Imagem, juntam-se a Noite Branca Algarve – Loulé e o Carnaval de Loulé como eventos que estão na lista de candidatos a estes galardões, somando 21 nomeações.
O Festival MED, totalista em termos de presença nestes prémios desde a primeira edição, é nomeado em 10 categorias, 9 delas as mesmas do último ano: Melhor Festival de Média Dimensão, Melhor Promoção Turística, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) com o concerto dos portugueses Sétima Legião, Melhor Atuação Internacional com o concerto dos malianos Amadou&Mariam, Contributo para a Sustentabilidade, Contributo para a Igualdade e Melhor Festival Lusófono e Hispânico.
A novidade é a integração numa nova categoria, a Melhor Cobertura Vídeo, com o trabalho realizado pela Digital+TV durante o MED.
Esta última é também uma das categorias em que o Som Riscado – Festival de Música e Imagem figura como nomeado, mas neste caso a cobertura do evento foi realizada por outra produtora algarvia, a Take 5 Produções.
Este festival, que teve lugar no passado mês de novembro, tem mais 8 nomeações: Melhor Festival de Pequena Dimensão, Melhor Festival Indoor, Melhor Programa Cultural, Melhor Comunicação e Estratégia de Marketing, Melhor Atuação (PT/ES) com o concerto dos The Gift, Melhor “Electronic Act” com o set de Stereossauro ft. Ana Magalhães, Melhor Espaço de Acolhimento (com o Cineteatro Louletano, apesar da realização de atividades incluir também outros espaços da cidade) e Melhor Fotografia (Mário Lino).
Este ano, a Noite Branca Algarve – Loulé e o Carnaval de Loulé também fazem parte dos muitos eventos portugueses e espanhóis que concorrem a estres galardões. Ambos integram a lista de nomeados para Melhor Festividade. No caso do Carnaval esta é uma estreia.
Os vencedores dos 8ºs Iberian Festival Awards serão conhecidos numa gala que terá lugar na noite de 15 de março, na cidade espanhola de Granada. Mas ainda antes, a 30 de janeiro, é anunciado o top 10 dos finalistas em cada uma das categorias, quer nas que são decididas pelo público, como aquelas que são eleitas pelo júri .
As votações decorrem até 17 de janeiro aqui.
Os Iberian Festival Awards têm por objetivo reconhecer o melhor dos festivais da Península Ibérica, nas suas diversas valências, bem como os agentes que neles participam.
Leia também: MED e Som Riscado são os únicos finalistas algarvios nos 7º Iberian Festival Awards