Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Cultura, Europe Direct Algarve

Público heterogéneo enche a Associação de Músicos para o AL-Bauhaus Dream Factory

No evento participaram mais de 200 pessoas. Uma plateia muito heterogénea que contou com crianças do Jardim Escola João de Deus, estudantes do Ensino Secundário, estudantes universitários do curso de Artes Visuais da UALG, utentes da ASMAL, professores de diversas disciplinas, artistas, criativos, especialistas, ativistas, entidades e curiosos!!

18:31 23 Junho, 2022 18:31 23 Junho, 2022 | Cristina Mendonça
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest

No passado dia 9 de junho teve lugar na Associação Cultural e Recreativa de Músicos, em Faro, o evento “AL-Bauhaus Dream Factory”, inserido no “The Festival New European Bauhaus” a decorrer em Bruxelas (bem como noutras cidades Europeias) entre os dias 9 e 12 de junho. Com o objetivo de celebrar o movimento Novo Bauhaus Europeu, este evento apresentou exposições, palestras, debates e workshops criativos que permitiram imaginar, sonhar e co projetar os futuros espaços culturais do Algarve, para que sejam belos, sustentáveis ​​e para todos.

Este evento teve ainda como objetivo boas práticas, projetos e criativos de Faro e do Algarve, cujo trabalho se enquadra no movimento Novo Bauhaus Europeu e pretendeu acima de tudo convidar os presentes a reconectar-se à verdadeira identidade da nossa região através dos projetos apresentados e das ideias debatidas.

No evento participaram mais de 200 pessoas. Uma plateia muito heterogénea que contou com crianças do Jardim Escola João de Deus, estudantes do Ensino Secundário, estudantes universitários do curso de Artes Visuais da UALG, utentes da ASMAL, professores de diversas disciplinas, artistas, criativos, especialistas, ativistas, entidades e curiosos!!

A tarde começou com um workshop de desenho criativo, liderado pela Associação de Designers do Sul e onde participaram alunos do 2º ano do Jardim Escola João de Deus. Foi com grande entusiasmo que este grupo de crianças imaginou os edifícios culturais do futuro e viu os seus trabalhos expostos no evento. O espaço de exposição contou igualmente com a mostra de projetos vencedores do Prémio Regional de Arquitetura e 6 tapeçarias XL, resultado do projeto LIXARTE. Este projeto piloto que consistiu em crias tapeçarias a partir de lixo (sobretudo marinho), inspiradas na obra do artista africano El Anatsui, nasceu com o objetivo de divulgar as mensagens do Pacto Ecológico Europeu (EU Green Deal) e no mesmo participaram alunos de escolas EB23 e secundárias dos concelhos de Olhão e Faro. A exposição LIXARTE seguiu depois para a cidade de Portimão, início da itinerância pelo Algarve.

Fotos D.R.

No AL-Bauhaus Dream Factory foram igualmente dados a conhecer outros projetos e artistas da região que trabalham a temática da sustentabilidade. A artista plástica, Joana Rocha brindou todos os visitantes com a peça “Bioco”. A Associação Amarelarte apresentou o projeto de reciclagem de peças de vestuário “Upcycling Clothes and Minds”. Guilherme Gonçalves expôs as suas peças de vestuário e decoração inspiradas na Ria Formosa.

Com uma plateia cheia, a programação do “AL-BAUHAUS Dream Factory” incluiu um participado debate de ideias e conceitos, inseridos neste grande movimento que é o Novo Bauhaus Europeu, com o mote “Novos Espaços Culturais”. De entre os resultados apresentados destacamos as ideias dos alunos do curso de Artes Visuais da Universidade do Algarve que chamaram a atenção para a necessidade premente de fixação de artistas na região, avançado com ideias para a criação de residências artísticas, oficinas e galerias e desvendando a vontade dos alunos e docentes deste curso em empreender esforços nesse sentido.

Seguiu-se o momento de Open Mic com três palestras muito interessantes. Mariana Pestana, Investigadora Instituto Superior Técnico da Universidade Lisboa, foi a primeira a tomar a palavra. Apresentou o projeto Bauhaus do Mar e a importância do mesmo para a alteração de consciências e valores culturais: “temos de deixar de olhar para o mar como um bem inesgotável e trabalhar ainda mais no sentido de coexistência entre seres humanos e meio ambiente”. Também José de Brito, Arquiteto Paisagista da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, nos falou de como podemos “habitar de forma mais consciente” e integrar na construção das nossas paisagens valores e conhecimentos provenientes do patrimônio material e imaterial da região do Algarve. Apresentando uma vertente mais técnica, Cláudio Calveri, Consultor de Estratégias Culturais Digitais, apresentou-nos o conceito de “Civic Crowdfunding” e de como esta ferramenta nos permite ser agentes culturais e desenvolver projetos no âmbito do Novo Bauhaus Europeu e assim contribuir para um futuro mais belo, sustentável e inclusivo.

O momento alto da tarde foi a Al-Bauhaus Talk, “(Re)Construções com Identidade, Inovação e Natureza” que contou com o arquiteto José Alegria como keynote speaker e moderador de um painel de convidadas que incluiu: Adriana Nogueira, diretora regional de Cultura do Algarve; Lurdes Carvalho, diretora de Serviços de Desenvolvimento Regional na CCDR Algarve, e Teresa Valente, arquiteta do Serviço de Regeneração Urbana da Divisão de Ordenamento do Território do Departamento de Infraestruturas e Urbanismo da Câmara Municipal de Faro. Com o tema “A importância dos saberes e dos materiais locais”, o Arquiteto Alegria enalteceu as características da arquitetura algarvia e promoveu o conceito de geoarquitetura, ou seja da integração dos quatro elementos, fogo, ar, terra e água no desenho e construção de edifícios e espaços. Este foi o mote para um debate sem tabus, que contou inclusivamente com intervenções da audiência e cuja maior conclusão foi a necessidade de desenvolvimento de relação entre a sociedade civil e o poder político para um planeamento urbanístico que respeite o ambiente, mas também o património edificado e o bem-estar dos cidadãos.

O evento continuou pela hora do jantar e noite fora, com momentos de diversão e celebração. Foi com boa disposição e dicas de sustentabilidade que as influencers Peanuts (Joana Jesus) e Maia Viegas colocaram todos os presentes a participar no live quiz “Quem nunca: feio, insustentável e individualista”. Mais tarde e para fechar a noite foi tempo de confraternizar ao som de DJ Renato Aka Renato.

O evento AL-Bauhaus Dream Factory foi produzido pela AL-BAUHAUS, Algarve belo, sustentável e para todos, uma iniciativa promovida por um conjunto de parceiros regionais, nomeadamente:

  • Associação Al Mouatamid Ibn Abbad
  • Associação Cultural e Recreativa de Músicos
  • Associação Designers do Sul
  • Darquiterra
  • Europe Direct Algarve | CCDR Algarve
  • Faro2027 | Município de Faro
  • Ordem dos Arquitetos Secção Regional do Algarve
  • Sul Informação
  • Universidade do Algarve

Acreditando no potencial dos Algarvios e do Algarve, é objetivo deste grupo de parceiros informar, inspirar e esclarecer sobre este grande movimento Europeu na esperança de que o Algarve e os seus agentes possam participar de forma ativa na construção do Novo Bauhaus Europeu.

Novo Bauhaus europeu

O projeto do Novo Bauhaus Europeu, inclui uma série de ações e possibilidades de financiamento, visa acelerar a transformação de vários setores económicos, como os da construção e dos têxteis, a fim de facilitar o acesso de todos os cidadãos a bens circulares e com menor intensidade de carbono.

O Novo Bauhaus Europeu introduz também uma dimensão cultural e criativa no Pacto Ecológico Europeu a fim de demonstrar de que modo a inovação sustentável se pode traduzir, no nosso dia a dia, em experiências concretas e positivas.

O Europe Direct Algarve faz parte da Rede de Centros Europe Direct da Comissão Europeia. No Algarve está hospedado na CCDR Algarve – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve. CONSULTE!  INFORME-SE!  PARTICIPE!  Somos a A Europa na sua região! 

Newsletter * Facebook * Twitter * Instagram (em breve no Linkedin e Youtube)

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Placa Hospital. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida

15:00 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 52 anos foi detida em Penafiel depois de tentar mutilar os órgãos genitais do companheiro com uma tesoura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia Mundo Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve Economia Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Gonçalo Ramos. Crédito: FPF
Algarve Desporto Europa

Algarvio Gonçalo Ramos chega ao ‘histórico’ italiano AC Milan em transferência recorde de 74 milhões de euros

12:40 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos vai reforçar o AC Milan por 74 milhões de euros. Avançado algarvio torna-se na contratação mais cara da história do clube

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto Economia Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Ensino Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Nacional

Calor extremo leva CP a cancelar Intercidades entre Faro e Lisboa

13:10 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Cancelamentos da CP atingem ligações nacionais, incluindo dois comboios Intercidades entre Faro e Lisboa

Fachada ALDI. Crédito: DR
Algarve, Economia

Aldi abre nova loja no Algarve e oferece vale aos primeiros clientes

12:30 3 Julho, 2026 11:59 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Novo espaço Aldi criou 28 postos de trabalho e terá estacionamento para autocaravanas, carregadores elétricos e lavandaria 24 horas

Placa Hospital. Crédito: Lusa
Nacional

Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida

15:00 3 Julho, 2026 12:57 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

Mulher de 52 anos foi detida em Penafiel depois de tentar mutilar os órgãos genitais do companheiro com uma tesoura

Idoso a olhar para uma folha.
Economia, Mundo, Nacional

“Evite a suspensão da pensão”: Governo alerta reformados para este procedimento

16:30 1 Julho, 2026 14:37 1 Julho, 2026 | João Luís

Governo deixa aviso sobre um procedimento obrigatório que pode afetar o pagamento da pensão de alguns reformados se não for feito no prazo

Carro a travar. Crédito: Foto AI
Auto, Europe Direct Algarve

União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda

15:00 3 Julho, 2026 13:05 3 Julho, 2026 | João Luís

Travagens bruscas vão passar a ser assinaladas de outra forma nos carros novos. Saiba como funciona o novo sistema obrigatório na UE

Algarve, Economia, Gastronomia

Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas

15:10 3 Julho, 2026 15:03 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

Projeto familiar criado por Paula, João Octávio e João Pedro Meira nasce de um regresso às origens e de uma ligação profunda ao Algarve

Gonçalo Ramos. Crédito: FPF
Algarve, Desporto, Europa

Algarvio Gonçalo Ramos chega ao ‘histórico’ italiano AC Milan em transferência recorde de 74 milhões de euros

12:40 3 Julho, 2026 12:22 3 Julho, 2026 | João Luís

Gonçalo Ramos vai reforçar o AC Milan por 74 milhões de euros. Avançado algarvio torna-se na contratação mais cara da história do clube

Calor intenso. Crédito: Foto AI
Tempo

Calor nesta cidade está “impossível de aguentar”: meteorologista alerta para o que aí vem

13:40 3 Julho, 2026 13:13 3 Julho, 2026 | Rubén Gonçalves

A cúpula de calor poderá prolongar o desconforto térmico até à próxima semana

Europe Direct Algarve, Opinião

A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional

12:00 3 Julho, 2026 11:58 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"Acredito que a gestão das fronteiras externas da União Europeia representa uma das maiores provas da capacidade de adaptação do projeto europeu" | Por Paulo Oliveira

Cultura, Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes

11:13 3 Julho, 2026 11:13 3 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A museologia pode estar em vários domínios. E ter um papel importante na vida dos territórios, das comunidades e do seu desenvolvimento"

Cascade Wellness Resort, em Lagos.
Algarve, Vida & Lazer

Equipa do Flamengo já está no Algarve a preparar o jogo com o Benfica e o hotel eleito tem dois campos de futebol e vista para o mar

17:50 2 Julho, 2026 13:39 2 Julho, 2026 | Miguel Frazão

Flamengo já iniciou a preparação em Portugal e escolheu um resort em Lagos para a primeira fase dos trabalhos antes do duelo com o Benfica

Automobilistas aguardam para abastecer as suas viaturas num posto de combustível. Crédito: Lusa
Auto, Economia, Europa

Vai deixar de compensar abastecer em Espanha? ‘Nuestros hermanos’ acabam com descontos no IVA a 1 de julho

12:56 30 Junho, 2026 11:11 30 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Espanha vai terminar o IVA reduzido nos combustíveis a 1 de julho, regressando aos 21%, depois de vários meses com uma taxa reduzida

Ensino, Opinião

O copo que transbordou na sala de aula | Editorial de Henrique Dias Freire

18:59 2 Julho, 2026 19:01 2 Julho, 2026 | Henrique Dias Freire

É imperativo repensar os mecanismos de proteção da classe docente e questionar seriamente a responsabilização legal e civil dos pais

Melancias cortadas em banca de supermercado. Crédito: Freepik
Vida & Lazer

Melancia no frigorífico ou à temperatura ambiente? Saiba como a conservar sem perder sabor

13:16 2 Julho, 2026 13:16 2 Julho, 2026 | João Luís

Guardar melancia da forma errada pode fazê-la perder sabor e textura. Saiba quando deve ir ao frigorífico e como conservar depois de cortada

Europe Direct Algarve, Opinião

Novo Bauhaus Europeu no Algarve: Belas silenciosas – plantas invasoras | Por Manuela Santos

08:06 2 Julho, 2026 08:08 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

"A responsabilidade de combater este problema é de todos nós. Qualquer pessoa pode ajudar a mapear plantas invasoras com uma simples aplicação no telefone"

Economia, Europe Direct Algarve

NERA apoia 15 microempresas algarvias através do projeto europeu DIBEST

07:47 2 Julho, 2026 07:49 2 Julho, 2026 | Cristina Mendonça

DIBEST reforçou inovação, competitividade e sustentabilidade em microempresas algarvias ligadas ao turismo e economia azul

Últimas Notícias

  • Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas
    Mercearia gourmet em Tavira aposta em pequenos produtores e marcas históricas
  • Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida
    Discussão acaba em ataque violento: mulher tentou cortar genitais do companheiro e acabou detida
  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
  • Adiada data de saída das notas dos exames nacionais: já não será a 14 de julho
    Adiada data de saída das notas dos exames nacionais: já não será a 14 de julho
  • Vai viajar? CP cancela estes comboios hoje devido ao calor extremo
    Vai viajar? CP cancela estes comboios hoje devido ao calor extremo

Opinião

  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
  • Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
    Novo Bauhaus Europeu no Algarve: A consciência do Museu e o museu-consciente | Por Marco Lopes
  • PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel
    PlayStation e FPF esquecem que o poder está nos consumidores | Por Tiago Manuel

Europe Direct Algarve

  • União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
    União Europeia impõe novo sistema nos carros para reduzir colisões traseiras: veja o que muda
  • A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
    A gestão das fronteiras externas da Europa: um desafio permanente para a segurança coletiva e para a política regional
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal