Portimão volta a assinalar o Dia Internacional da Mulher com um conjunto de iniciativas, que passam pela ação social, cultura e desporto, celebrando o universo feminino.
A programação começou hoje, 6 de março, com a presença de um cabeleireiro no Centro de Convívio da Aldeia das Sobreiras, onde o cabelo e as unhas das utentes receberam tratamento especial, estando prevista para amanhã, dia 7, uma sessão fotográfica com as ‘jovens’ modelos.
No Dia da Mulher, que se assinala a 8 de março, as utentes deste Centro de Convívio almoçarão no restaurante “Faina”, ao passo que as senhoras do Centro de Convívio Sénior de Portimão participarão na confeção de biscoitos, a que se seguirá lanche.
A Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes associa-se à efeméride e expõe a partir desta data a mostra documental “As Mulheres em detalhe”, patente até 25 de março, sobre o universo feminino na forma de objetos, adereços, peças de vestuário, etc.
Também estão reunidos livros inspirados nas mulheres e no seu mundo, de que são exemplos “O despertar de uma nova mulher: guia para uma vida feliz”, de Louise Hay, “O privilégio de ser mulher”, de Aldo Aluffi, “Homenagem à mulher”, de Helen Exley, “Mulheres aventureiras: portuguesas nos quatros cantos do mundo”, de Rosário Sá Coutinho ou “Uma mulher não chora”, de Rita Ferro.
A partir das 11:00, o Café-Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão recebe o espetáculo “A mãe da noiva”, criado e interpretado por Ana Saragoça.
Destinado a alunos do ensino secundário, a peça é uma reflexão cheia de humor sobre as muitas questões enfrentadas atualmente pelas mulheres de meia-idade, que já não estão, como dantes, no final da vida, mas prontas para viver uma segunda juventude, livres de constrangimentos e inibições.
Por outro lado, decorre até 11 de março no hall do auditório do Museu de Portimão a terceira edição do Simpósio Internacional de Pintura, que convida à exploração do tema “Liberdade e Mulher”.
Para o efeito, foram desafiadas quatro artistas reconhecidas internacionalmente, de diversas culturas e religiões, para interpretarem sob a forma pictórica (pintura) temas como os refugiados, a violência de género e a sustentabilidade, participando no simpósio Aseel Azizieh (Jordânia), Rasha Deeb (Síria), Toña Gomez (Espanha) e Kinga Subika (Polónia).
Iniciado no dia 6 de março, o 3º Simpósio Internacional de Pintura de Portimão pressupõe o desenvolvimento de uma investigação artística, abstrata e contemporânea sobre o tema proposto, num formato de atelier aberto, oferecendo a oportunidade de diálogo, não só entre as artistas envolvidas, mas também à comunidade interessada, que é encorajada a participar.
Por fim, o Dia da Mulher vai ser assinalado na aula “Diabetes em Movimento”, marcada para 8 de março no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão, pelas três dezenas de pessoas inscritas neste programa municipal.