Sob um Manto de Estrelas, de Jessica Love, publicado pela Fábula, com tradução de Susana Cardoso Ferreira, é o terceiro livro infantil desta autora a integrar o catálogo desta editora. A premiada autora de O Jaime É Uma Sereia e O Jaime no Casamento (já aqui apresentados, integram o Plano Nacional de Leitura) continua a versar nos seus álbuns a exploração do amor familiar, agora aliado à comunhão com o mundo e o universo que nos envolve.
Ir para a cama à noite pode ser assustador para qualquer criança, e até mesmo para muitos adultos. Mesmo quando não o vemos, o escuro de um quarto lembra-nos o céu noturno, um imenso negrume que nos faz sentir pequenos e desamparados. Um pai decide então desafiar o filho a acampar no deserto, respondendo-lhe enigmaticamente que vão para fazer as pazes com o universo. Seguem os dois, na velha carrinha da família, a conversar e a ouvir música, evocando uma verdadeira road trip que se revela uma viagem transformadora para o menino.
Ainda que com referências pontuais que claramente nos situam num contexto norte-americano (como a música de Dolly Parton a tocar no carro), esta é uma história universal de amor entre um pai que tenta educar um filho, seja na forma a que todos nos desabituamos como o ensina a nomear plantas, a ler constelações, ou a perceber que mesmo no deserto há rastros de vida. Como se verá, mesmo no final, também a mãe que ficou em casa com o bebé dará o seu contributo para tornar o mundo um lugar mais seguro e feliz, ajudando a que este rapaz se sinta parte do universo.
Este álbum, perfeito para as estreladas noites de verão, contém assim algumas páginas que subtilmente parecem servir de guia a um jovem explorador, por exemplo quando indica os vários passos de como fazer uma fogueira. Há ainda, subtilmente, referência a um mundo poluído e sob ameaça, como quando se nomeiam as florestas chamuscadas ou vemos uma imagem do menino sentado a desenhar numa pilha de pneus num ferro-velho.
Jessica Love, premiada e aplaudida pela crítica, cresceu no sul da Califórnia e é filha de dois artistas. Estudou Gravura e Ilustração na Universidade da Califórnia. Mais tarde, estudou Teatro na Juilliard School, em Nova Iorque.
Leia também: A Aldeia das Almas Desaparecidas II, de Richard Zimler | Por Paulo Serra