Skip to content
Postal do Algarve

Postal do Algarve

Menu
  • Homepage
  • Sociedade
    • Ciência
  • Economia
    • Brand Story
    • Patrocinado
    • Publicidade
  • Cultura
    • Ensino
    • Lazer
  • Desporto
  • Saúde
  • Política
    • Legislativas 2022
  • Opinião
  • Europe Direct Algarve
  • Edição Papel
    • Caderno Alcoutim
  • Contactos
Menu
Cultura, Opinião

Leitura da Semana: Sob um Manto de Estrelas, de Jessica Love | Por Paulo Serra

Esta semana, Paulo Serra convida a ler o terceiro livro infantil da premiada autora de ‘O Jaime É Uma Sereia’ e ‘O Jaime no Casamento’, que continua a versar nos seus álbuns a exploração do amor familiar, agora aliado à comunhão com o mundo e o universo que nos envolve

10:57 22 Agosto, 2023 11:02 22 Agosto, 2023 | POSTAL
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Linkedin
  • Pinterest
PAULO SERRA
Doutorado em Literatura na UAlg
e Investigador do Centro de Investigação
em Artes e Comunicação (CIAC)

Sob um Manto de Estrelas, de Jessica Love, publicado pela Fábula, com tradução de Susana Cardoso Ferreira, é o terceiro livro infantil desta autora a integrar o catálogo desta editora. A premiada autora de O Jaime É Uma Sereia e O Jaime no Casamento (já aqui apresentados, integram o Plano Nacional de Leitura) continua a versar nos seus álbuns a exploração do amor familiar, agora aliado à comunhão com o mundo e o universo que nos envolve. 

Ir para a cama à noite pode ser assustador para qualquer criança, e até mesmo para muitos adultos. Mesmo quando não o vemos, o escuro de um quarto lembra-nos o céu noturno, um imenso negrume que nos faz sentir pequenos e desamparados. Um pai decide então desafiar o filho a acampar no deserto, respondendo-lhe enigmaticamente que vão para fazer as pazes com o universo. Seguem os dois, na velha carrinha da família, a conversar e a ouvir música, evocando uma verdadeira road trip que se revela uma viagem transformadora para o menino. 

Jessica Love, escritora premiada e aplaudida pela crítica | Foto DR

Ainda que com referências pontuais que claramente nos situam num contexto norte-americano (como a música de Dolly Parton a tocar no carro), esta é uma história universal de amor entre um pai que tenta educar um filho, seja na forma a que todos nos desabituamos como o ensina a nomear plantas, a ler constelações, ou a perceber que mesmo no deserto há rastros de vida. Como se verá, mesmo no final, também a mãe que ficou em casa com o bebé dará o seu contributo para tornar o mundo um lugar mais seguro e feliz, ajudando a que este rapaz se sinta parte do universo.  

Este álbum, perfeito para as estreladas noites de verão, contém assim algumas páginas que subtilmente parecem servir de guia a um jovem explorador, por exemplo quando indica os vários passos de como fazer uma fogueira. Há ainda, subtilmente, referência a um mundo poluído e sob ameaça, como quando se nomeiam as florestas chamuscadas ou vemos uma imagem do menino sentado a desenhar numa pilha de pneus num ferro-velho. 

Jessica Love, premiada e aplaudida pela crítica, cresceu no sul da Califórnia e é filha de dois artistas. Estudou Gravura e Ilustração na Universidade da Califórnia. Mais tarde, estudou Teatro na Juilliard School, em Nova Iorque. 

Leia também: A Aldeia das Almas Desaparecidas II, de Richard Zimler | Por Paulo Serra

Últimas

  • Influencer paga renda de casa por um ano a idoso que estava prestes a ser despejado [vídeo]
    Influencer paga renda de casa por um ano a idoso que estava prestes a ser despejado [vídeo]
  • UAlg celebra abertura do ano académico “Ao Som dos Trompetes”
    UAlg celebra abertura do ano académico “Ao Som dos Trompetes”
  • Conheça as bombas de gasolina mais baratas do Algarve
    Conheça as bombas de gasolina mais baratas do Algarve
  • Trabalha com ecrãs e precisa de óculos? Empresas devem pagar, diz Tribunal Europeu
    Trabalha com ecrãs e precisa de óculos? Empresas devem pagar, diz Tribunal Europeu
  • Homem não resiste a paragem cardiorrespiratória  durante mergulho em praia de Lagoa
    Homem não resiste a paragem cardiorrespiratória durante mergulho em praia de Lagoa

Opinião

  • Promessas não cumpridas | Por Daniel Graça
    Promessas não cumpridas | Por Daniel Graça
  • Sente-se cansado, com falta de ar e com os pés inchados? Procure um médico! | Por Maria José Rebocho
    Sente-se cansado, com falta de ar e com os pés inchados? Procure um médico! | Por Maria José Rebocho

Europe Direct Algarve

  • Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade
    Albufeira celebrou a diversidade cultural na Feira das Línguas e dos Povos em Mobilidade
  • Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
    Podcast | SOTEU 23 – Europa quo vadis? O eco dos nossos mais jovens cidadãos
Há um novo POSTAL no Algarve nas bancas com o EXPRESSO. Faça a sua assinatura! 🌍
  • Política de Privacidade, Estatuto Editorial e Lei da Transparência
Configurações de privacidade
©2023 Postal do Algarve