A praia é paradisíaca e nem durante a época balnear o areal fica completamente coberto de toalhas. O tempo que se demora a lá chegar pode ser um dos motivos para a praia permanecer praticamente deserta durante todo o ano, mas o preço a pagar pode ser também um fator que afasta as pessoas desta praia algarvia. É que para lá chegar é preciso apanhar um barco e o percurso de ida e volta custa 10 euros, mas pode sair mais caro.
Para chegar à Ilha Deserta, onde se encontra a Praia da Barreta, é necessário apanhar um barco no Cais das Portas do Mar, perto do centro histórico de Faro. Os bilhetes podem ser comprados com antecedência através da internet, no entanto, pode também proceder à sua compra presencialmente numa das barraquinhas da Animaris que se encontra junto ao cais de partida e chegada dos barcos.
Se optar por apanhar o ferry, a viagem até à ilha tem a duração de 45 minutos e cada trajeto tem o custo de cinco euros, o que implica um investimento de 10 euros, dado que quem não tem embarcação própria terá de adquirir bilhete de ida e volta. Por outro lado, se privilegia o fator tempo, apanhar a lancha rápida pode ser a sua solução, até porque o trajeto entre Faro e a Ilha Deserta demora apenas 15 minutos.
Poupa no tempo, mas terá de levar mais dinheiro na carteira. É que ao recorrer à lancha rápida, cada trajeto tem o custo de 10 euros, pelo que a ida e volta somadas chega aos 20 euros. De salientar que a Deserta é uma ilha desabitada, sendo que a única construção que lá existe trata-se do restaurante, Estaminé. À medida que percorre a ilha irá também deparar-se com o ponto mais a sul de Portugal Continental, o Cabo de Santa Maria.
Leia também: Tem 6 km de extensão e é o maior passadiço do Algarve