Chama-se timeshare e é uma prática bastante comum para quem costuma passar férias todos os anos no mesmo sítio. Em Portugal, o timeshare é também conhecido como titularidade de férias partilhada e consiste na compra de um determinado período de tempo, normalmente uma semana, para se alojar num quarto ou apartamento pertencente a um hotel ou aparthotel.
No Algarve muitos hotéis e aparthotéis aderiram a este fenómeno para garantir que há alguma ocupação no empreendimento, sobretudo durante a época baixa. Por exemplo, no Hotel Vila Galé Ampalius, em Vilamoura, pode adquirir um apartamento T1 para usar durante uma semana por ano, para sempre (contrato vitalício).
De acordo com o anúncio exposto no Idealista, o apartamento disponível para timeshare fica no 9.º andar deste complexo turístico em Vilamoura e apenas pode usufruir dele na 13.ª semana de cada ano, com entrada e saída a um domingo. Quer isto dizer que, ao assinar o contrato, este apartamento será sempre seu todos os anos, durante aquela semana do mês de março. O apartamento está à venda por 9.000 euros.
Note-se que o timeshare é também uma forma de colocar alojamentos de férias ao alcance daqueles que desejam adquirir uma segunda casa num dos seus destinos preferidos, mas que não têm condições económicas para avançar com a compra. Para além deste alojamento em Vilamoura existem também outras ofertas de titularidade de férias partilhada em Albufeira e Quarteira, que podem ser consultadas no Idealista.
Leia também: Dê uma vista de olhos na carteira. Há uma moeda rara de 2€ que pode valer mais de 2.500€