O evento que, durante 10 dias, traz ao sul do País o melhor da cultura nacional chega a Olhão já no dia 3 de novembro. Haverá encontro de autores e livros, música, artes visuais e performativas na segunda edição de Arte Larga, que decorre até 12 de novembro. O acesso é gratuito, mediante a lotação dos espaços.
Ruy de Carvalho, Soraia Chaves, Júlio Resende, Fernando Girão, Viviane ou Teresa Salgueiro são apenas alguns dos nomes que passarão por Olhão a propósito do “Arte Larga”, que terá como palco principal o Auditório Municipal de Olhão (AMO).
Durante os 10 dias desta iniciativa, promovida pelo município olhanense, a cultura também passará por locais como a Rua do Comércio ou o espaço defronte ao Museu Municipal da cidade.
No dia 3 de novembro, o “Arte Larga” abre as suas portas a partir das 17:00, no AMO, onde serão inauguradas várias exposições e instalações. E, logo às 18:00, a ex-Primeira Dama Maria Barroso Soares, ilustre olhanense natural da vila da Fuseta, será homenageada a título póstumo e o seu nome atribuído ao auditório da cidade. Esta homenagem contará com a atuação do pianista Júlio Resende, outro olhanense de sucesso, a solo.
À noite, Ruy de Carvalho apresenta-se no palco do AMO para nos presentear com Ruy, a História Devida.
Entre muitas outras propostas que fazem parte do programa durante toda a semana, destaque para a peça de teatro Pedras com Asas, pela ACTA (A Companhia de Teatro do Algarve) no dia 10 às 21:30, enquanto que no dia 11, sábado, haverá stand-up comedy com Jorge Serafim (16:30) e o concerto de Teresa Salgueiro (21:30).
O último dia de “Arte Larga” terá atividades durante todo o dia, começando com a iniciativa Museu ao Largo e a inauguração da Loja do Museu Municipal. Haverá, ainda nesse local, experiências com famílias, exposições e degustações.
“Arte Larga” é uma proposta cultural do Município de Olhão que reúne, num mesmo programa e ao longo de 10 dias, mais de três dezenas de atividades em que participam cerca de 100 autores e artistas.
Evento pretende levar o público ao encontro das várias formas de arte, promovendo a partilha de conhecimento e experiência entre criadores e pensadores e entre estes e o público.
Leia também: Olhão com cobertura de médico de família a 100% é “um exemplo a replicar no resto do país”