“Um exemplo a replicar no resto do país”. Foi assim que o Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, caracterizou o concelho e Olhão que, desde 1 de outubro, se tornou o primeiro município do Algarve a ter uma cobertura de 100% de médico de família.
O governante visitou na manhã desta terça-feira as instalações da nova Unidade de Saúde Familiar, a USF Lendas d’Olhão, que se encontra a funcionar provisoriamente num espaço contíguo à atual USF Mirante, até à construção, por parte do Município, das instalações definitivas, junto às Piscinas Municipais.
À saída da visita, Manuel Pizzaro sublinhou que “nada disto seria possível sem a descentralização e sem o envolvimento da Câmara Municipal de Olhão, que foi exemplar, quer na mobilização dos profissionais, quer no compromisso de construção de um novo edifício para esta USF”.
Com a entrada em funcionamento da USF Lendas d’Olhão, fica suprimida uma lacuna em relação a cujo preenchimento a autarquia tem vindo a desenvolver todos os esforços nos últimos meses.
O presidente da autarquia, António Miguel Pina, começou por declarar que “este é o concretizar de um objetivo e um dia histórico para o concelho de Olhão: desde 1 de outubro, os 7 mil olhanenses que não tinham médico de família passaram a ter. Este era um objetivo nosso: o de garantir a cada olhanense o acesso universal aos cuidados de saúde primários”.
O autarca adiantou que a construção das instalações definitivas da nova USF, nos terremos junto às Piscinas Municipais, “um local com todas as condições, de acesso privilegiado e com amplo estacionamento”, começará já em 2024, sendo que a obra ficará concluída até final de 2026.
O investimento será de 1,4 milhões de euros.
Também o atual Centro de Saúde será alvo de uma requalificação profunda, num investimento que ascenderá a 1 milhão de euros.
Leia também: Nova Unidade de Saúde Familiar de Olhão permite médico de família para todos