A Junta de Freguesia da Guia, em Albufeira, assinalou esta terça-feira o mês da prevenção dos maus-tratos na infância com uma ação que envolveu as crianças da freguesia.
Em parceria com o Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Albufeira, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Albufeira, a APEGUIA – Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas da Freguesia da Guia e a Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, a Junta de Freguesia organizou uma manhã cheia de atividades que envolveram crianças em idade escolar, desde a Creche até ao 3º ciclo.
A ação foi realizada na zona exterior da Escola Básica 1.º, 2.º e 3.º ciclo da Guia e envolveu várias atividades. Pinturas, jogos e brincadeiras, música e diversão lembraram aos miúdos e graúdos que a infância é um lugar que deve ser estimado e protegido. Um dos pontos altos foi a exposição por parte da GNR de algumas das suas várias valências, com destaque para uma demonstração de cinotécnica e de uma patrulha de cavalaria.
A manhã terminou com a criação de um laço azul, símbolo desta efeméride. A esse propósito, s organização recorda que “este símbolo começou a ser utilizado em 1989 quando uma avó norte-americana decidiu colocar um laço azul no seu carro para assinalar a perda de um dos netos, devido a maus-tratos”.
A idosa referiu que, apesar do azul ser uma cor bonita, lhe fazia lembrar os corpos batidos e cheios de nódoas dos seus netos. Esta cor serviria como um alerta constante para a sua luta na proteção de crianças vítimas de maus tratos.
Esta história, demonstra como a preocupação de um único cidadão pode fazer toda a diferença, pode ser eficaz no despertar das consciências da população, relativamente aos maus-tratos contra as crianças, na sua prevenção e na promoção e proteção dos seus direitos.
O presidente da Junta de Freguesia da Guia, Dinis Nascimento, agradeceu a presença e envolvimento de todas as entidades e profissionais que contribuíram na realização desta atividade.
Para o autarca “este tipo de iniciativas pretende chamar a atenção para a importância do tema e aumentar a conscientização pública sobre os impactos negativos dessas práticas na vida das crianças. Ao assinalarmos o mês de prevenção contra os maus-tratos infantis, estamos a dar um passo importante na proteção das crianças e na promoção de um ambiente seguro e saudável para o seu desenvolvimento”.
Leia também: Conheça a cidade algarvia que se tornou moda entre os espanhóis