Se viveu nas décadas de 60 e 70, terá crescido com o disco de vinil. Apesar de atualmente já não ser um meio habitual para ouvir música, após o surgimento do CD e, mais tarde, das plataformas online, muitos não perderam o carinho pelo disco de vinil e tornaram-se colecionadores. Hoje em dia, alguns deles são verdadeiros tesouros.
De acordo com o Daily Mail, os vinis antigos estão a atingir recordes de valorização desde a última década do século XX e, por isso, esta é a altura ideal para dar uma vista de olhos na sua coleção e verificar se tem alguns dos discos que estão atualmente avaliados em milhares e, até, milhões de euros.
Esta é a lista dos vinis com os valores mais altos de sempre (por ordem ascendente):
10. Aphex Twin, Caustic Window – 46.300 dólares (42.782,5 euros): Gravado em 1994, este álbum chegou à fase de testes, o que significa que teve apenas uma cópia.
9. The Beatles, ‘Til There Was You (acetato de 10 polegadas) – 97.800 dólares (90.370 euros): O acetato original de 10 polegadas foi vendido há 8 anos por mais de 90 mil euros.
8. The Beatles, Yesterday & Today – 125 dólares (115.504 euros): Outra relíquia para os fãs de Beatles. Na sua versão inicial, com a cidade de Liverpool coberta de carne crua e bonecas desmembradas na capa do disco, ele foi vendido em leilão no ano de 2013 por um valor que se pensaria impensável.
7. The Quarry Men, That’ll Be The Day/In Spite of All the Danger – 250 mil dólares (231.007 euros): Considerado o disco mais raro do Reino Unido, conta com um cover de That’ll Be The Day, de Buddy Holly, cantado pela primeira banda de John Lennon. Tem também uma canção original escrita por Lennon e George Harrison.
6. The Beatles, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – 290 mil dólares (267.968 euros): A histórica banda de Liverpool é mesmo a rainha dos vinis valiosos. Esta cópia assinada pelos quatro membros da banda foi vendida há 11 anos a um colecionador norte-americano.
5. Elvis Presley, My Happiness – 300 mil dólares (277.209 euros): Jack White, dos White Stripes, comprou o primeiro disco gravado por Elvis, fez uma cópia fiel e, depois, reeditou-o.
4. The Beatles, White Album – 790 mil dólares (729.983 euros): Um dos integrantes da banda britânica, Ringo Starr, vendeu a sua cópia pessoal do álbum em 2015, disco que atingiu recordes nos Estados Unidos.
3. John Lennon & Yoko Ono, Double Fantasy – 850 mil dólares (785.425 euros): Este exemplar foi vendido por valores “absurdos” dada a sua história. Ele foi autografado por John Lennon e oferecido a Mark Chapman, homem que, horas depois, assassinou o cantor.
2. Bob Dylan, Blowin’ in the Wind – 1.77 milhões de dólares (1,64 milhões de euros): Disco de acetato com cobertura de safira e gradiente de quartzo. Um verdadeiro tesouro em que o seu único exemplar foi leiloada pela Crhistie’s em 2022.
1. Wu-Tang Clan, Once Upon a Time in Shaolin – entre 2 a 4 milhões de dólares (1.75 a 3.7 milhões de euros): E chegámos ao mais valioso de todos. Este disco foi criado apenas em 2015, como protesto contra a desvalorização da música no mundo digital, e teve apenas uma cópia. Foi primeiramente vendida a um farmacêutico por 2 milhões de dólares, mas o homem veio posteriormente a ser condenado por fraude e o disco apreendido. Este foi depois vendido pelo governo dos Estados Unidos por 4 milhões de dólares.
Leia também: Zoomarine abre a 7 de março com novidades e surpresas para toda a família