Após um mês e meio de intensa preparação da primeira criação teatral da Mákina de Cena deste ano, “Viagem ao Centro da Terra”, uma encenação de Carolina Santos com André Canário, Ana Beatriz Lopes e Mariana Vitorino, lançou-se, entre 12 e 18 de março, nos palcos louletanos com cinco sessões esgotadas. Depois do sucesso da peça, o último fim de semana de março adivinha-se intenso, com três espetáculos distintos em três cidades diferentes.
No próximo sábado, pelas 21:30, na Associação Recreativa e Cultural de Músicos, em Faro, Marco Martins, codiretor artístico da Mákina de Cena e músico de jazz já bem conhecido do público algarvio, apresenta-se no Bandas ao Figuras, uma iniciativa do Teatro das Figuras, com Low Profile.
Neste novo projeto, o compositor surge em formato quinteto – trompete, acordeão, baixo, bateria e voz – procurando explorar os limites das sonoridades jazzísticas, bem como, contribuir para a criação de novos conteúdos – aliando tradição e contemporaneidade – neste universo musical.
No domingo, às 18:00, é a vez da Casa da Mákina, em Loulé, receber os Nebuchadnezzar Group, em mais um MdC Jazz Club, evento que, mensalmente, tem trazido a este espaço alguns dos nomes maiores do panorama jazzístico regional e nacional.
Os Nebuchadnezzar são um projeto de Jazz contemporâneo, composto por Cláudio Alves na guitarra, João Ferreira nos teclados/piano, Hugo Santos no contrabaixo/baixo elétrico e Maximiliano LLanos na bateria.
E como não há duas sem três, já na próxima segunda-feira, 27 de março, a a Mákina celebra o Dia Mundial do Teatro com a primeira incursão fora de portas da “Viagem ao Centro da Terra” que, desta vez, se apresenta em Montemor-o-Novo, inserido na Festa do Teatro deste município alentejano.
A sessão, dirigida ao público escolar dos 2º e 3º ciclos, terá lugar na Alma Box, pelas 10:30.
Já em abril, a Mákina continua bem oleada e em ritmo acelerado. O fim de semana da Páscoa ficará marcado pelo início da circulação do espetáculo Samotrácias, que se irá estrear além-fronteiras, com sessões agendadas para dias 8 e 9 de abril na Maison du Portugal em Paris.
Depois da estreia em Loulé em outubro do ano passado e de um pequeno périplo por teatros do Algarve e Lisboa, esta criação teatral da Mákina de Cena – um trabalho coletivo de Carolina Santos, Leticia Blanc e Ulima Ortiz acerca da problemática das migrações no feminino – inicia, na Capital Francesa, mais uma série de espetáculos que irão, ao longo dos próximos meses, correr diversas cidades portuguesas, como Sintra, Montemor o Novo e Coimbra.