A Associação Música XXI apresenta a 12.ª edição do Festival de Órgão do Algarve, de 1 a 30 de novembro, nas Igrejas de Faro, Portimão, Loulé (Boliqueime) e Tavira.

O festival conta com 15 apresentações, sete organistas e vários cantores/instrumentistas distribuídos por 12 concertos.
Vai ainda haver um concerto pedagógico, uma apresentação de alunos da Escola de Órgão e uma missa acompanhada ao órgão.
Os organistas Javier Artigas (Espanha), Gyula Szilágyi (Hungria), André Ferreira, António Duarte, Célia Tavares, Inês Machado e Rui Paiva são os anfitriões desta edição, a que se juntam coros, vozes, quarteto de cordas, instrumentos históricos de sopro, crianças e alunos.
Este ano, os ensaios são abertos à população e “convidamos os entusiastas do Órgão na região a apresentarem-se em concerto”, afirma a organização em comunicado.
O concerto de arranque do Festival tem lugar na Igreja Matriz de Portimão, com o organista Gyula Szilágyi e o Coral Adágio na interpretação do Magnificat de João Rodrigues Esteves. Este espaço receberá também música de câmara para órgão e voz, respetivamente com André Ferreira e Teresa Duarte no programa “Do lamento à exaltação”.
Em Faro, os concertos iniciam na Igreja da Sé com um concerto a solo de Gyula Szilágyi versando a música ibérica, italiana e inglesa. Segue-se a apresentação da Missa da Coroação de Mozart, com o organista André Ferreira e o Coral Ossónoba.
Na Igreja do Carmo, Rui Paiva junta-se ao quarteto de cordas Arabesco para nos trazer sons dos séculos XVII e XVIII. Nesta igreja terá ainda lugar um concerto para órgão e dois sopranos, protagonizado por António Duarte, Ana Paula Russo e Ariana Russo.
A terminar os concertos em Faro, convidámos o organista espanhol Javier Artigas e os Ministriles de Marsias, conjunto de instrumentos históricos de sopro habitual nas capelas das catedrais, para uma autêntica batalha musical na Igreja da Sé com tientos, glosas, pangelinguas e ensaladas.
A Igreja da Sé em Faro acolherá ainda um concerto pedagógico com Inês Machado ao órgão e narração de Ana Oliveira e António Gambóias, a apresentação dos alunos da Escola de Órgão da Sé de Faro e uma missa dominical acompanhada ao órgão por estes alunos e pelo Coro de Câmara Cantate Domino.
A Igreja Paroquial de Boliqueime acolherá Rui Paiva e o quarteto Arabesco com concertos, sonatas e minuetes. O segundo concerto será conduzido pelo organista António Duarte e pelos sopranos Ana Paula Russo e Ariana Russo, com vários duetos de Vivaldi, João Rodrigues Esteves, João de Sousa Carvalho e Händel.
Em Tavira, Inês Machado e Sara Pedro apresentam um programa de exaltação da voz feminina na Igreja da Misericórdia. No concerto seguinte, a organista Célia Tavares fará soar o órgão da Igreja de Santiago com uma “Viagem pela Europa musical: dos Descobrimentos à Ópera Italiana”. Ainda nesta igreja, Javier Artigas e os Ministriles de Marsias combinam órgão, corneta, bajoncillo, chirimía, sacabuche e bajón em invenciones de glosas.
Os concertos realizam-se às 21:30 horas. Todos os eventos são de entrada livre.
O Festival de Órgão do Algarve 2019 conta com os apoios da Direção Regional de Cultura do Algarve e dos Municípios de Faro, Loulé, Portimão e Tavira, com o apoio à divulgação da Região de Turismo do Algarve e com os parceiros de comunicação Antena 2, Sul Informação e Rua FM.
Conta ainda com a parceria do Cabido da Sé de Faro, da Ordem do Carmo de Faro, das Paróquias de Portimão, Boliqueime e Tavira e da Misericórdia de Tavira.

(Stefanie Palma / Cristina Mendonça)