A cidade de Faro acolhe a partir de sexta-feira a primeira edição do MOMI – Festival Internacional de Teatro Físico, um género de teatro que engloba várias disciplinas e cuja narrativa dramática se centra na parte física.
Durante três dias, será apresentada em vários espaços da capital algarvia uma ‘maratona’ de espetáculos, quatro dos quais estreiam-se em Portugal, um deles uma criação nova de duas artistas que não se conheciam, resumiu à Lusa o um dos diretores artísticos do MOMI.
Enquanto o teatro tradicional costuma partir de um texto, no teatro físico, embora possa haver texto, “o protagonismo está no movimento” e a sua construção pode partir de uma imagem ou de uma música, com o guião a surgir ‘a posteriori’, exemplificou Miguel Martins.
Segundo Diana Bernedo, também diretora artística do festival, as linguagens abrangidas pelo teatro físico – como a mímica, teatro de máscara ou a dança -, estão sustentadas por “treinos psicofísicos muito fortes”, já que a expressão nasce do corpo.
“Às vezes as pessoas podem ter a sensação que o teatro físico é algo muito conceptual ou experimental, mas existe uma dramaturgia muito concreta. É uma obra de teatro como outra qualquer, mas parte de um centro motor que é o corpo”, explicou.
A companhia sueca ReAct apresenta hoje a partir das 12:30 a performance de rua “King of the jungle”, junto ao refeitório do campus da Penha da Universidade do Algarve.
O festival arranca na sexta-feira, às 21:00, no Teatro das Figuras, em Faro, com a estreia em Portugal do espetáculo “Solitudes”, de Kulunka Teatro.
Prossegue depois no sábado com o espetáculo “WoooW”, de Nando Caneca, às 12:00, no Instituto Português do Desporto e da Juventude.
Às 17:00 é apresentado no Gimnásio Clube de Faro “This is not about me”, de Micha Ela Dašková, seguido de “Performance”, de Tânia Garrido e Yuko Kominami.
A programação de sábado encerra às 21:00, no Teatro Lethes com o espetáculo “Un Poyo Rojo” da companhia Un Poyo Rojo.
No domingo, o IPDJ recebe às 11:00 o espetáculo infantil “Varredor de Marés”, pela companhia algarvia te.Atrito, e às 12:00 o espetáculo “Sorriso”, pelo Teatro Só.
Às 16:00, a Casa das Virtudes acolhe “El Alquimista del Sonido”, de Fausto Ansaldi, e “Balada para una noche de luna llena”, do Plató Physical Theater Bcn.
O francês Benoît Turjman encerra o evento às 19:00 com “Le Voisin”, no Teatro das Figuras.
Os bilhetes do MOMI podem ser adquiridos na Bilheteira Online, Worten e FNAC ou nos locais de apresentação em várias modalidades de compra, como o MOMI PASS – bilhete que dará acesso a todos os espetáculos, descontos nos ‘workshops’ e outras surpresas.