
O acervo da Casa-Museu João de Deus foi enriquecido com uma doação de bens culturais, peças de mobiliário, obras de arte e decorativas, pertencentes à Fundação Maria Guilhermina de Deus Ramos Soares Lopes (GDR), de Lisboa, criada em memória de uma das netas do poeta e pedagogo João de Deus que, no início do ano de 2017, manifestou interesse em doar à Casa-Museu da terra natal do autor, diversos bens culturais, entre os quais se destaca uma escrivaninha do séc. XIX, peça singular pertencente à família do poeta.
Entre os bens doados encontram-se também objectos de carácter decorativo e de arte, como um tinteiro e um desenho a carvão retratando as netas do poeta, as três filhas de João de Deus Ramos Júnior: Maria Guilhermina de Deus Ramos, Maria da Luz de Deus Ramos e Maria Joana de Deus Ramos. Desta doação fazem ainda parte inúmeras primeiras edições de obras de João de Deus.
Objectos passam por um processo de triagem e tratamento

Em nota de imprensa, o município de Silves e a Casa-Museu João de Deus agradecem o gesto da Fundação GDR e destacam a importância das peças doadas, únicas no uso quotidiano do poeta e da sua família, que vão enriquecer de modo peculiar o acervo documental e museológico deste espaço cultural da vila de São Bartolomeu de Messines e do concelho de Silves.
A acção solene de entrega da doação aconteceu no passado mês de Junho e os objectos passam agora por um processo de triagem e tratamento, de modo a posteriormente serem musealizados e incorporados na exposição permanente do equipamento cultural.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)