Quem diz que o vinho tinto só se bebe com tempo mais frio, tem ainda muito a conhecer sobre os vinhos produzidos em Portugal. Este, em especial, com produção em Reguengos de Monsaraz, não lhe deverá ser totalmente desconhecido uma vez que é presença assídua em qualquer prateleira de supermercado, principalmente no Continente.
Falamos do Contemporal Regional Alentejano Tinto 2022, capaz de aliar a melhor qualidade a um preço super acessível. Neste momento, graças a uma promoção do supermercado Continente, está à venda por apenas 1,79€, sendo que o seu preço habitual é de 1,99€, como revela o NiT.
“Reflete bem o que foi este ano no interior do Alentejo, caracterizado por maturações lentas. Foi um ano mais voltado para a produção de vinhos com elegância do que propriamente elevadas concentrações. Desse ponto de vista, o casamento entre a fruta vermelha e preta das castas Aragonez e Castelão, casa muito bem com as notas mais frescas, vegetais, da Trincadeira”, explica o enólogo Rui Veladas, diretor de produção da Carmim.
Assim, é normal que a marca Contemporal veja de novo um vinho a ser distinguido entre tantas opções. Este vinho recebeu a medalha de prata no concurso Uva de Ouro, um prémio que distingue a produção nacional que está democraticamente disponível para o público nos supermercados Continente.
“Temos um vinho muito característico alentejano, com uma boca muito macia e um tanino muito nobre da casta Trincadeira a ligar todo o conjunto”, acrescenta Rui Veladas.
Sendo um vinho tinto, é natural que acompanhe bem as carnes vermelhas, porém, Contemporal destaca-se também acompanhando carnes brancas. Além disso, a tal frescura que lhe é característica é ideal para equilibrar queijos e enchidos numa entrada tipicamente alentejana.
Este vinho surge da parceria com a Carmim, uma Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, criada em 1971, que hoje conta com cerca de 800 associados e mais de 600 prémios angariados. Além da qualidade da matéria-prima, esta possui uma das tecnologias mais avançadas da Península Ibérica, ao nível da produção e engarrafamento de vinhos.
Leia também: Já ouviu falar do Treino zero? Aprenda o método japonês para “derreter” a gordura do corpo [vídeo]