O Centro de Informação e Interpretação da Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Santo António (RNSCMVRSA) vai inaugurar, no próximo dia 21 de dezembro, a sua nova exposição permanente imersiva.
“A exposição pretende proporcionar aos visitantes uma compreensão profunda da dinâmica do ecossistema da Reserva e da organização do espaço natural, cultural e patrimonial do território”, explica o Instituto da Conservação da Natureza e das Floresta em comunicado.
A sessão contará com a presença de João Paulo Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, seguindo-se uma visita guiada à exposição.
Com o objetivo de requalificar as infraestruturas locais de apoio ao visitante na RNSCMVRSA, esta ação integra um conjunto de iniciativas financiadas pelo Fundo Ambiental, no âmbito do Plano de Recuperação de Resiliência (PRR).
Entre as iniciativas, destacam-se a criação de duas novas “portas de entrada” nos postos de turismo de Castro Marim e de Vila Real de Santo António; o desenvolvimento de um módulo na app Lost Stories – Folklore & History, desenvolvido pela Universidade do Algarve e a requalificação dos Percursos Pedestres “Salinas Tradicionais” e “Percurso Cerro do Bufo”.
O projeto tem como principais públicos-alvo, não só os turistas que visitam a região, como a comunidade escolar dos concelhos da Reserva e dos concelhos limítrofes, com grande ênfase na educação ambiental e na sensibilização da população local para o património natural.
A Comissão de Cogestão da RNSCMVRSA é composta pelo ICNF, pela Associação Odiana, e pelos Municípios de Castro Marim e Vila Real de Santo António.
Programa:
15:30 – Sessão Solene no Auditório da Sede da RNSCMVRSA, Boas-Vindas
Diretor Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Algarve, Castelão Rodrigues
– O Processo de Cogestão na RNSCMVRSA
Presidente da Comissão de Cogestão, Dr. Francisco Amaral
– O Contributo da Cogestão na Valorização das Áreas Protegidas Secretário de Estado da Conservação da Natureza e das Florestas, João Paulo Catarino
– Inauguração da Exposição do Centro de Interpretação da Reserva Natural Visita à exposição guiada/acompanhada – Rosa Madeira.
Leia também: Projeto inovador vai melhorar condições de visita da Reserva do Sapal de Castro Marim e VRSA