O Carnaval de Moncarapacho regressa, entre 9 e 13 de fevereiro, organizado pela União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, com o apoio do Município de Olhão e com a colaboração da população local. O corso carnavalesco realiza-se nos dias 11 (domingo) e 13 de fevereiro (terça-feira), com início às 15:00, e as entradas são livres.
Pelo circuito irão desfilar 12 carros alegóricos e mais de 500 foliões, esperando-se a presença de 20 mil pessoas nos dois dias do cortejo.
Esta edição comemora 125 anos, “sendo o mais antigo do Algarve”, refere a União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta.
Carnaval de Moncarapacho saiu pela primeira vez à rua em 1899
A primeira edição do Carnaval de Moncarapacho realizou-se em 1899, quando estudantinas de origem espanhola, mascaradas com trajes escolares das universidades de Salamanca e Santiago de Compostela e também de Coimbra, desfilaram pelas ruas de Moncarapacho no Domingo Gordo e no dia de Entrudo e à noite iam aos bailes nos grandes armazéns ornamentados com balões e serpentinas onde, ao som de um fole, dançavam até de madrugada.
Nessas brincadeiras, além dos jovens, as estudantinas envolviam também pessoas de todas as idades. Desde essa data a folia carnavalesca manteve-se e em 1913 realizou-se o primeiro desfile com um carro alegórico, um ‘trem’ da família Carrajola.
Em 1934 foi constituída uma comissão para a organização do carnaval e foi formado um júri para classificar os carros melhores ornamentados com as distintas flores de papel, dando início à ‘Batalha das Flores’, cognome que ficou associado a partir daí ao Carnaval de Moncarapacho.
Essas pequenas flores de papel com que os carros são decorados, distingue o Carnaval de Moncarapacho de todos os outros que se realizam na região e no nosso país, dando-lhe uma autenticidade e genuinidade que tem perdurado ao longo dos tempos e que envolve a população da freguesia uns meses antes na confeção dessas flores e na construção dos carros, com uma enorme participação e significado popular.
Bailes de Carnaval na Casa do Povo
Com o apoio da União de Freguesias de Moncarapacho e Fuseta, a Casa do Povo de Moncarapacho organiza os tradicionais bailes de máscaras, entre os dias 9 e 13 de fevereiro, com início às 22:00, animados pelos seguintes músicos: Carlos Granito (9), Sandrine (10), Luís Filipe francês (11), com ‘Concurso de Máscaras’, Duo Reflexo (12) e Cristiano Martins (13), com o ‘Enterro do Entrudo’.
Leia também: ‘Turma Amiga’ na Fuseta e Moncarapacho articula saberes e aprendizagens entre pré-escolar e 1.º Ciclo