Skip to content
Postal

Postal

Informação, Opinião e Conteúdos Especiais

Menu
  • Últimas
  • Papel
    • Cultura.Sul
    • Caderno Alcoutim
  • Secções
    • Algarve
    • Nacional
      • Tempo
    • Europa
    • Mundo
    • Europe Direct Algarve
    • Economia
    • Saúde
    • Vida & Lazer
      • Astrologia
      • Animais
      • Gastronomia
    • Utilitários
    • Auto
    • Tech
    • Cultura
      • Ensino
      • Ciência
    • Desporto
    • Política
    • Opinião
    • Video
    • Pub
      • Patrocinado
  • Projetos
    • Postal Studio
    • Branded Content
    • Postal AI
  • ANUNCIAR
  • Sobre nós
    • Política de Privacidade
    • Ficha Técnica e Contactos do Postal
Menu
Fotos DR
Algarve, Edição Papel, Ensino, Postal Studio, Pub

‘Turma Amiga’ na Fuseta e Moncarapacho articula saberes e aprendizagens entre pré-escolar e 1.º Ciclo

O projeto “Turma Amiga” iniciou-se no ano letivo 2014/2015 e tem como objetivos a criação de ambientes de aprendizagem na escola do 1.º Ciclo

09:00 9 Dezembro, 2023 12:13 18 Dezembro, 2025 | POSTAL
Share this…
  • Facebook
  • Messenger
  • Whatsapp
  • Twitter
  • Telegram
  • Email
  • Threads
  • Linkedin
  • Pinterest
Conteúdo patrocinado

Projetos na Fuseta e em Moncarapacho contribuem para melhor transição do pré-escolar para 1.º ciclo

A transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico é um marco significativo na jornada educacional de uma criança.

No Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, a Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância (EB1/JI) de Moncarapacho, concelho de Olhão, tem dois projetos inspiradores que, no conjunto, visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce: o projeto Turma Amiga, que proporciona uma articulação e um intercâmbio social, de saberes e de aprendizagens entre a Educação Pré-Escolar e o 1.º Ciclo, e o projeto PPRH – Poemas, Palavras, Rimas e Histórias na Casa da Fifi, que procura intervir o mais precocemente possível, com vista à aquisição de competências ao nível da leitura e escrita.

Ambos os projetos têm o apoio do Fundo Social Europeu, solicitado ao Programa Algarve 2030, no valor de 103.626 euros, e enquadram-se na tipologia de operação “Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP)”.

É sabido que a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo do ensino básico envolve uma série de mudanças que desafiam qualquer criança a adaptar-se a um ambiente escolar mais estruturado e formal.

IDALÉCIO NICOLAU
Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes

A Turma Amiga proporciona uma articulação entre ciclo, de modo a não existir uma total rutura com os ambientes vivenciados na educação pré-escolar. Neste projeto é fomentada a solidariedade, a cooperação e a partilha, com vista a uma escola para todos

O projeto “Turma Amiga”, que tem como dinamizadora a educadora Carla Marina Martins, iniciou-se no ano letivo 2014/2015 e tem como objetivos a criação de ambientes de aprendizagem na escola do 1.º Ciclo de modo a não existir total rutura com os ambientes vivenciados na educação pré-escolar.

Sendo a aprendizagem um processo contínuo ao longo da vida, considera-se que a continuidade educativa “é uma condição para o desenvolvimento equilibrado, harmonioso e de qualidade, implicando uma articulação sistémica e sistemática entre os diversos subsistemas educativos”. Neste caso, este projeto procura uma melhor articulação entre o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico com resultados reconhecidos pela comunidade escolar.

No presente ano letivo, o projeto abrange 348 crianças e alunos dos grupos da educação pré-escolar e das turmas dos 1.º e 2.º anos de escolaridade da Escola Básica da Fuseta, do Jardim de Infância da Fuseta e da EB1/JI de Moncarapacho. Para a coordenadora do Departamento de Educação Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Dr. Francisco Fernandes Lopes, Carla Marina Martins, a transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo é um momento crucial na vida das crianças, e é fundamental que essa transição seja suave e bem articulada”.

De forma a garantir esta transição são promovidas as seguintes boas práticas:

  • Comunicação eficaz entre educadoras – É promovida uma comunicação regular entre as educadoras e os professores do 1.º ciclo, através de reuniões formais ou de simples conversas.
  • Visitas mútuas – As crianças da educação pré-escolar vão visitar e realizar atividades com os alunos do 1.º ciclo, promovendo uma abordagem consistente nas práticas pedagógicas entre os dois ciclos.
  • Avaliação conjunta do desenvolvimento da criança – São realizadas avaliações conjuntas do desenvolvimento da criança, identificando áreas de necessidade e permitindo que os professores do 1.º ciclo estejam preparados para atender às necessidades e potencialidades de cada criança.

As famílias reconhecem a importância do projeto

P – Que pontos positivos destacaria do projeto “Turma Amiga”?
R –
As crianças e os alunos vivenciam as atividades desenvolvidas com bastante motivação e gostam do convívio e das aprendizagens realizadas com a Turma Amiga.
Os educadores e os pro fessores em reuniões de articulação curricular e em tempo de trabalho colaborativo avaliam periodicamente o projeto realçando como aspetos positivos: a relação de amizade que se fomenta e aumenta ao longo do ano letivo, através do convívio entre as crianças e os alunos. O projeto possibilita ainda a perceção, por parte das crianças da educação pré-escolar, do funcionamento de uma sala de 1.º ciclo. Permite também aos docentes envolvidos, identificarem as dificuldades dos alunos, facilitando, assim, a sua transição da educação pré-escolar para o 1.º ciclo, ao mesmo tempo que valoriza as aprendizagens das crianças. As famílias reconhecem a importância do projeto como sendo um facilitador da mudança para um novo nível de ensino e realçam a responsabilização das crianças mais velhas pelas mais novas.

P – Que impacto tem o projeto no sucesso educativo?
R –
O trabalho em tutorias (trabalho a pares – criança mais velha com criança mais nova)permite a interajuda e a responsabilização das crianças, o que facilita o desenvolvimento de novas aprendizagens. A articulação entre ciclos, privilegiada neste projeto, permite trabalhar conteúdos comuns numa perspetiva de continuidade e de progressão, de forma a aprofundar os conhecimentos. O projeto fomenta ainda o interesse, a motivação pela escola e pelas aprendizagens, indo ao encontro dos objetivos do Projeto Educativo do Agrupamento e contribuindo para o sucesso educativo das crianças e alunos.

P – Quais têm sido os resultados conseguidos?
R –
O projeto surgiu para promover uma melhor articulação entre dois níveis de educação e simultaneamente desmistificar a ideia que as crianças da educação pré-escolar tinham sobre o primeiro ano, como sendo um ano escolar muito trabalhoso, conclui-se que ao longo destes anos letivos a dinâmica do projeto possibilitou que a articulação incidisse sobre conteúdos e não apenas sobre a comemoração de efemérides. O facto dos grupos da educação pré-escolar terem uma relação muito próxima com a Turma Amiga e com o seu professor e de frequentemente visitarem a sala do primeiro ciclo permite-lhes verificar que tipos de atividades são realizadas e que a componente lúdica também estará presente na transição para o primeiro ano.

P – Os resultados justificam a continuidade do projeto?
R –
Com toda a certeza, tendo em conta os resultados favoráveis que temos obtido, este é um projeto de articulação curricular para continuar a ser dinamizado no agrupamento. Os moldes são ajustados anualmente, no início de cada ano letivo, sendo que cada par, educador ou professor, é que define qual a melhor dinâmica para as suas “Turmas Amigas”, tendo sempre em conta dois objetivos do Projeto Educativo do agrupamento: garantir a inclusão de todos e melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem.

Na senda do sucesso escolar na região

A partir desta edição, o Postal do Algarve passa a divugar projetos inspiradores que visam melhorar o sucesso escolar no Algarve, numa iniciativa em parceria com o Programa Regional Algarve 2030, para quem o investimento na Educação constituiu, desde a primeira hora, uma prioridade. O Algarve 2030 apoia as intervenções diretas das Escolas, no âmbito dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que visam melhorar as aprendizagens, promover o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar precoce. 

Leia também: Na Casa da Fifi promove-se a leitura e a escrita

Google News
Siga o POSTAL no Google Notícias
Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Algarve Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Opinião Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve Cultura Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Algarve Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve Desporto Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Mulher a retirar dinheiro de uma caixa Multibanco.
Economia, Nacional

Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’

10:00 7 Junho, 2026 10:45 2 Junho, 2026 | Miguel Frazão

Novo modelo do subsídio de mobilidade é publicado com alterações no reembolso das passagens aéreas entre o continente e as regiões autónomas

Algarve, Cultura

Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados

08:54 7 Junho, 2026 08:45 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Perante cerca de 700 pessoas, o Conservatório de Albufeira assinalou três décadas de atividade com uma gala no Palácio de Congressos do Algarve

Opinião, Saúde

Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana

07:30 7 Junho, 2026 08:23 3 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

"Apesar de na maioria das vezes não provocar sintomas nas fases iniciais, esta doença pode evoluir para situações graves, como inflamação hepática, fibrose, cirrose e até cancro do fígado"

Cão na praia. Crédito: Magnific
Algarve, Animais

Pode levar o cão à praia no Algarve? As regras que muitos donos ainda desconhecem

16:30 5 Junho, 2026 15:23 5 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Com a época balnear já em curso em várias praias do Algarve, muitos donos querem levar o cão ao areal, mas nem todas as zonas permitem animais durante o verão

Cabine de avião da Ryanair.
Vida & Lazer

Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente

10:30 7 Junho, 2026 09:39 5 Junho, 2026 | Tiago Alcobia

A sensação é comum, mas há uma técnica pouco aplicada que pode fazer toda a diferença durante o voo e não exige qualquer equipamento

Algarve, Cultura, Gastronomia

Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim

08:44 7 Junho, 2026 08:43 7 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Castro Marim apresenta as marchas populares na Praça 1.º de Maio, a 12 de junho, numa noite dedicada à tradição e ao convívio

Sinalização de radar de velocidade média. Crédito: Lusa
Algarve, Auto

Atenção a estas estradas no Algarve: há radares fixos a multar e convém saber onde ficam

13:20 4 Junho, 2026 17:23 6 Junho, 2026 | João Luís

No Algarve constam seis locais de radares fixos. Veja onde ficam e quanto pode pagar por excesso de velocidade

Algarve, Economia

Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo

08:23 7 Junho, 2026 08:23 7 Junho, 2026 | Henrique Dias Freire

Analise as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 108/2026 na conferência sobre urbanismo em Albufeira

Interior do carro a escaldar. Crédito: Foto AI
Auto

Adeus carro a escaldar no verão: aprenda truques simples para baixar a temperatura no interior antes de entrar

15:33 6 Junho, 2026 15:33 6 Junho, 2026 | João Luís

O interior do carro pode atingir temperaturas muito superiores às do exterior no verão. Há truques que reduzem o calor antes de entrar

Caminhada. Crédito: Freepik
Saúde, Vida & Lazer

Nem precisa de ginásio: este hábito matinal pode ajudar a evitar picos de açúcar no sangue

12:20 6 Junho, 2026 12:03 6 Junho, 2026 | João Luís

Este hábito matinal depois do pequeno-almoço ajuda o corpo a usar melhor a glicose e a reduzir picos de açúcar no sangue ao longo do dia

Torneira a correr água. Crédito: Freepik
Nacional

Vai haver cortes de água prolongados de norte a sul: saiba se a sua região é uma das afetadas

18:00 6 Junho, 2026 17:06 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Vários concelhos portugueses têm interrupções programadas e cortes no abastecimento de água entre 8 e 12 de junho

Via verde. Crédito: Foto DR
Auto, Nacional

Tem Via Verde? GNR alerta para erro comum ao passar nas portagens e há uma regra que deve cumprir

11:00 4 Junho, 2026 17:17 3 Junho, 2026 | Daniel Fallows

Um erro comum nas portagens pode tornar-se perigoso se o condutor tentar corrigir a situação da forma errada

Algarve

Atropelamento em Albufeira faz uma vítima mortal e deixa homem gravemente ferido

15:50 6 Junho, 2026 15:53 6 Junho, 2026 | João Luís

Mulher morreu e um homem ficou gravemente ferido após um atropelamento ocorrido nesta madrugada em Albufeira

Algarve, Economia

Sudoeste Retail Park celebra quatro anos com feira de sabores algarvios

12:08 5 Junho, 2026 12:13 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Quarto aniversário do Sudoeste Retail Park destaca sabores algarvios, animação e crescimento da Retail Mind

Gonçalo Ramos. Crédito: Lusa
Algarve, Desporto

Em dia de jogo: recorde todos os algarvios que já ‘pisaram’ pela seleção nacional portuguesa

16:30 6 Junho, 2026 16:17 6 Junho, 2026 | Rubén Gonçalves

Pelo menos 16 jogadores naturais do Algarve já chegaram à Seleção A portuguesa. Recordamos os nomes algarvios que marcaram presença na história da equipa das quinas

Algarve, Desporto, Ensino

Faro aposta na dupla carreira dos alunos-atletas com programa UAARE

10:46 5 Junho, 2026 10:49 5 Junho, 2026 | Cristina Mendonça

Agrupamento Pinheiro e Rosa apoia atletas de alto rendimento, conciliando sucesso escolar e exigência competitiva

Últimas Notícias

  • Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
    Ouvidos “entupidos” no avião? Há um truque simples que quase ninguém usa corretamente
  • Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’
    Está publicado o novo modelo de atribuição do subsídio de mobilidade: residentes nestas regiões estão agora mais ‘protegidos’
  • Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
    Conservatório de Albufeira encerra 30.º ano letivo com gala na Herdade dos Salgados
  • Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim
    Santos Populares levam música e tradição a todo o concelho de Castro Marim
  • Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo
    Conferência em Albufeira debate impacto das novas regras do urbanismo
  • Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa
    Brincadeiras antigas dão vida ao Dia Internacional do Brincar em Lagoa

Opinião

  • Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
    Doença Hepática Esteatótica: o “fígado gordo” que não deve ser ignorado | Por Sofia Carvalhana
  • Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
    Os Millennials: das disquetes à Cloud | Por Anna Kosmider Leal
  • 9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
    9 de maio de 1940, um adolescente suspira pela guerra, ela chegou | Por Mário Beja Santos
  • Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
    Arrumadores versus parquímetros: entre a informalidade e o Estado de direito | Por Nélia Alfarrobinha
Há um novo Postal nas bancas com o Expresso

Europe Direct Algarve

  • “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
    “Como escolher produtos duráveis, reparáveis e recicláveis que me ajudem a poupar?”
  • Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
    Comissão Europeia promove workshop sobre IA para serviços públicos
  • Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
    Cidades alertam: o próximo orçamento da UE deve proteger o Fundo Social da Europa | Por João Palmeiro
Seguir
Configurações de privacidade
©2026 Postal