A rua onde vive tem parquímetro? Se tiver dístico de residência pode estacionar nos parqueamentos da sua zona e ainda da zona adjacente que escolheu sem limite de tempo e nos lugares assinalados. No entanto, no caso de se tratar de um parqueamento de zona preta terá de pagar, à semelhança dos condutores não residentes.
O site do Automóvel Club de Portugal avança que se estacionar fora das zonas a que tem acesso como residente e não pagar parquímetro ser-lhe-á aplicada uma coima por estacionamento indevido ou abusivo. De salientar que cada morada tem acesso a três dísticos de residência com validade de um ano.
Posso estacionar na zona restrita a moradores sem o dístico de residência?
Mesmo que habite na zona onde estacionou o carro, caso não tenha feito o pedido do dístico de residência não poderá estacionar nos lugares destinados aos moradores. Mesmo que até tenha feito o pagamento do parquímetro, ao não ter o dístico de residência está a infringir o código da estrada, pelo que será alvo de um processo de contraordenação cuja multa pode variar entre os 60€ e os 300€.
Note-se ainda que ao cometer esta infração, o seu veículo sujeita-se a ser bloqueado ou até mesmo rebocado, o que lhe pode trazer custos adicionais. Se o veículo estiver bloqueado consulte o aviso que lhe foi colocado no vidro e ligue para o número que lhe foi indicado.
Por outro lado, se o veículo foi rebocado, para saber onde ele está pode enviar um SMS gratuito para o número 3838, escrevendo a palavra Reboque seguida de um espaço e da respetiva matrícula do veículo, com ou sem traços entre os caracteres (ex: 00-AA-00 ou 00AA00).
Leia também: Aprenda a detectar se um carro tem os quilómetros alterados e evite ser burlado