A luz do motor (com o formato de um motor, triângulo ou raio, podendo ser laranja ou vermelha) sinaliza genericamente um problema no sistema de injeção eletrónica, que só pode ser corretamente diagnosticado numa oficina. Não entre em pânico se a luz do motor do seu carro acender. Entenda o que isso significa, as possíveis causas e como proceder nesta situação.
Este sistema, que substituiu massivamente o carburador, é responsável por alimentar o motor do carro de forma otimizada, determinando as quantidades de combustível e ar necessárias para o seu correto funcionamento. Para garantir a eficácia deste processo, o sistema é composto por sensores que recolhem informações sobre o desempenho do carro. Estes dados são enviados para a centralina, o “cérebro” do sistema, que transmite os comandos necessários para alimentar os componentes essenciais ao funcionamento do veículo.
Tal como na informática, onde muitas vezes se pergunta se já se reiniciou o computador, neste caso, a primeira opção é desligar o carro, esperar alguns minutos e voltar a ligar. Este procedimento reinicia o sistema eletrónico, que realiza novamente a verificação dos sensores, podendo em alguns casos resolver o problema, segundo o Ekonomista.
Se a luz do motor continuar acesa, o melhor é levar o carro a um mecânico de confiança o mais rapidamente possível. O mecânico deverá utilizar uma máquina específica para identificar o problema real. Quando esta luz acende, significa que há um problema com as peças do sistema de injeção. As causas mais comuns incluem:
- Velas de ignição sujas ou avariadas;
- Problemas na centralina;
- Válvula EGR entupida ou danificada;
- Catalisador obstruído;
- Sensor de temperatura avariado;
- Injetores bloqueados;
- Sonda lambda (sensor de oxigénio) avariada;
- Falha genérica de um sensor.
Se existir um problema no sistema de injeção, é crucial corrigi-lo imediatamente, uma vez que pode resultar em dificuldade em ligar o carro, aumento excessivo do consumo de combustível ou perda de potência do veículo.
Evite substituir peças sem uma correta identificação do problema, pois isso pode transformar uma reparação simples e barata numa despesa elevada e desnecessária. Uma peça barata com defeito pode comprometer o funcionamento de componentes mais caros e importantes do seu carro.
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