A luz de controlo do motor do automóvel pode acender-se por vários motivos, sendo muitas vezes um sinal de que algo requer atenção. No entanto, se isto acontecer logo após abastecer, pode gerar dúvidas sobre se o problema está relacionado com o abastecimento ou se existe uma falha mais séria no veículo.
Existem diversas razões pelas quais esta luz se pode acender depois de meter gasolina ou gasóleo. Em alguns casos, a causa pode ser simples, como uma tampa de combustível mal fechada ou uma vedação desgastada. Noutros, pode indicar problemas mais complexos, como falhas no sistema de emissões ou perdas de pressão no circuito de combustível.
O sistema de diagnóstico do veículo está programado para detetar anomalias e ativar a luz de controlo do motor quando identifica um problema. Além disso, regista um Código de Diagnóstico de Problemas (DTC), que pode ser lido com um scanner. Estes códigos ajudam os técnicos a identificar a origem da falha e a tomar as medidas necessárias.
Em alguns casos, o sistema do carro tenta ajustar-se automaticamente para corrigir pequenos problemas. No entanto, não consegue resolver falhas mecânicas por conta própria. Se o problema persistir, a luz permanecerá acesa. Se a luz estiver fixa, pode ser um problema menos grave, mas uma luz intermitente significa que a falha é urgente e pode comprometer a segurança. Se isso acontecer, é recomendável parar o carro de imediato.
Segundo a Leak, uma das causas mais comuns para a ativação da luz do motor após abastecer é uma tampa do depósito mal fechada. Os sensores do sistema de combustível monitorizam a pressão dos vapores de gasolina, e se houver fuga devido a uma tampa mal encaixada, a luz pode acender. Neste caso, basta verificar e apertar corretamente a tampa para que a luz se apague após alguns quilómetros.
Outra situação possível é encher excessivamente o depósito. Se ultrapassar a capacidade recomendada, o combustível pode invadir o sistema de recuperação de vapores, prejudicando o funcionamento do recipiente de carvão ativado, que armazena e reutiliza os vapores de combustível. Este problema pode danificar componentes e ativar a luz de controlo do motor.
Falhas em outras partes do sistema de combustível também podem estar na origem do problema. Por exemplo, uma junta da tampa do depósito gasta ou uma mangueira de vácuo danificada podem comprometer a pressão interna do sistema, levando ao acionamento do alerta no painel de instrumentos. Nestes casos, será necessária uma inspeção mais detalhada.
Se a luz acender após abastecer, o primeiro passo é verificar se a tampa do depósito está bem fechada. Além disso, deve certificar-se de que o motor está desligado durante o abastecimento e evitar encher o depósito para lá da capacidade recomendada, para prevenir danos no sistema de recuperação de vapores.
Caso esta permaneça acesa mesmo após essas verificações, poderá ser necessário recorrer a um mecânico. A leitura do código de erro permitirá identificar a origem do problema e evitar danos mais graves no veículo. Sempre que surgir esta luz, deve ser analisada para garantir que o automóvel se mantém em boas condições e a funcionar corretamente.
Leia também: Este aspirador 3 em 1 do Lidl tem função trituradora, saco de 34L e custa menos de 30€