Tal como em qualquer outra profissão que envolva prestação de serviços, há profissionais honestos e há outros que tentam aproveitar-se e extorquir os clientes. Os mecânicos não são exceção. Deste modo, é melhor familiarizar-se com algumas técnicas usadas para lhe cobrar mais do que é devido quando vai à oficina.
Estas situações são algumas às quais deve estar muito atento se quiser pagar um preço justo pela reparação do seu veículo, segundo o Leak:
- Falta de transparência nos preços
Obter informações transparentes sobre o custo da sua reparação pode ser difícil, uma vez que os preços variam frequentemente de uma oficina para outra. Se quiser evitar ser enganado quando leva o seu carro para reparação, é importante certificar-se que o seu mecânico é franco consigo sobre todos os custos antes de concordar com qualquer reparação.
A mão de obra, as peças e outros encargos devem ser incluídos no orçamento inicial. Se o seu mecânico não estiver disposto a fazê-lo, talvez deva levar o seu veículo a outra oficina, sob o risco de encontrar alguma taxa oculta ou encargo adicional na fatura de final do serviço.
- Recomendação de reparações não necessárias:
Imagine que vai ao mecânico para uma simples mudança de óleo e este lhe diz que o seu carro precisa de uma longa lista de reparações adicionais e dispendiosas. Neste caso, deve averiguar a situação e tentar procurar por mais detalhes técnicos. Muitas vezes estas reparações não são imediatamente necessárias, ou não o são, de todo. É importante ter uma noção, mesmo que mínima, de se o seu carro estava a funcionar bem antes de chegar à oficina, de modo a ser mais lógico pensar se realmente precisará de tantos procedimentos.
Estar familiarizado com o calendário de manutenção do seu veículo, que se encontra frequentemente no manual do proprietário, pode ajudá-lo a avaliar se uma reparação é realmente necessária ou não. Em caso de dúvida, procure uma segunda opinião.
- Diagnósticos inconsistentes e conjeturas
Se o diagnóstico do seu mecânico for inconsistente, baseado em conjeturas e numa postura de “tentativa e erro” de modo a chegar ao verdadeiro problema do seu veículo, ou se este não lhe conseguir dizer diretamente qual é o problema, pode levar a reparações desnecessárias, com consequentes custos, também desnecessários.
Em contrapartida, se estiver a lidar com um mecânico de confiança, verá que este diagnosticará prontamente os problemas do seu veículo, utilizando ferramentas de diagnóstico avançadas, juntamente com conhecimentos adquiridos com os seus anos de experiência. Este processo permitir-lhe-á chegar à raíz do problema sem diagnósticos inconsistentes, embora um mecânico, como qualquer humano, se possa enganar.
O alarme deve soar quando estes enganos se tornam demasiado consistentes.
- Conselhos úteis vs venda de alta pressão:
Talvez esta sensação lhe seja familiar: entrar numa oficina em busca de uma solução simples e sair com mais perguntas do que quando entrou. O seu mecânico recomendou-lhe vários serviços que não fazia ideia de que precisava, e com sentido de urgência, avisando-o das consequências graves se não proceder às reparações. Como tal, deve sempre verificar o manual do proprietário do veículo antes de avançar.
Embora alguns destes serviços propostos, como a lavagem da transmissão, do sistema de arrefecimento ou dos injetores de combustível, não danifiquem o seu automóvel, são grandes fontes de lucro para as oficinas. Deve sempre fazer uma avaliação e compreender a diferença entre o que são conselhos úteis e o que são tentativas de venda de alta pressão. Por norma, quando um mecânico lhe dá um conselho útil, o plano de manutenção do fabricante vai, de certa forma, ao seu encontro.
Como nas outras situações, se tiver pouco conhecimento automóvel e tiver as suas dúvidas, não hesite em pedir uma segunda opinião.
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