Já são conhecidos os 10 finalistas a um dos prémios mais cobiçados do ramo automóvel e que será entregue ao vencedor no próximo dia 27 de março, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
A lista de finalistas foi revelada pela World Car Awards, que anualmente reconhece os melhores a nível mundial. O grande vencedor do título em 2023 foi o Hyundai IONIQ 6 e os apaixonados do mundo sobre rodas espera agora ansiosamente por saber quem será o seu sucessor.
O painel de júris é formado por mais de 100 jornalistas de cerca de 30 países diferentes, entre os quais Portugal.
Conheça agora os 10 automóveis finalistas:
BYD Seal / Atto 4
Ford Bronco
Hyundai Kauai / Kauai Eletric
Hyundai Santa Fe
Kia EV9
Mazda CX-90
Subaru Crosstrek
Toyota Prius
Volkswagen ID.7
Volvo EX30
Além dos 10 finalistas a este principal título, foram também revelados os 5 finalistas das restantes categorias dos prémios.
Carro Elétrico Mundial do Ano 2024
BMW i5
Kia EV9
Mercedes-Bens EQE SUV
Volkswagen ID.7
Volvo EX30
Carro de Luxo Mundial do Ano 2024
BMW 5 Series / i5
Lexus LM
Mercedes-Benz CLE
Mercedes-Benz E-Class
Mercedes-Benz EQE SUV
Carro Performance Mundial do Ano 2024
BMW M2
BMW XM
Ferrari Purosangue
Hyundai Ioniq 5 N
Porsche Cayenne Turbo E-Hybrid
Carro Urbano Mundial do Ano 2024
Abarth 500e
BYD Dolphin
Lexus LBW
Suzuki Fronx
Volvo EX30
Carro Design Mundial do Ano 2024
Ferrari Purosangue
Ford Bronco
Toyota Prius
Volvo EX30
Zeekr X
Entre as marcas que conseguiram ter uma maior presença entre os finalistas nas várias categorias, destaque para a Volvo, que além de estar a concorrer para Carro Mundial do Ano está também entre os finalistas nas categorias de Elétrico, Urbano e Design.
Além da Volvo, também a Mercedes-Benz conseguiu quatro nomeações. Embora não tivesse chegado aos 10 finalistas a Carro Mundial do Ano, conseguiu três lugares entre os finalistas da categoria de Luxo e um lugar na categoria de Elétrico.
A BMW conseguiu, igualmente, quatro nomeações, sendo duas delas na categoria de Performance, uma na categoria de Luxo e outra na de Elétrico. Segue-se a Hyundai com dois lugares nos finalistas ao mais desejado título e, ainda, com uma nomeação na categoria Performance.
Destaque também para a Ford que, além de estar nos 10 finalistas a Carro Mundial do Ano, está também nomeado na categoria de Design, a Lexus que conta com duas nomeações (Luxo e Urbano) e a Ferrari também com dois lugares entre os finalistas nas categorias Design e Performance.
Leia também: Caixa negra obrigatória em automóveis a partir de junho. Conheça o novo regulamento da UE