A Servilusa anunciou novas medidas, regras e procedimentos de atendimento adotados nas lojas e nos velórios e funerais Servilusa, de forma a limitar e reduzir o risco de potenciais contágios nas suas instalações e serviços funerários.
Conforme explica em comunicado, “as medidas Servilusa visam uma redução do impacto que pode ter a perda do familiar ou amigo, neste contexto de pandemia e isolamento social”.
Para melhor preparar os seus profissionais a Servilusa realizou ações de formação em Primeiros Socorros Psicológicos em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa. Em parceria com a Ordem dos Psicólogos, a empresa divulga aos clientes o serviço de aconselhamento psicológico, disponibilizado através do Serviço Nacional de Saúde.
A Servilusa disponibiliza a transmissão on-line da cerimónia fúnebre, através de aplicação informática e em via privada, para os familiares que não possam estar presentes.
Paulo Moniz Carreira sublinha que “a atividade funerária é reconhecida como uma necessidade social impreterível, por isso devemos assumir a responsabilidade da nossa missão, no atual cenário de pandemia, perante os profissionais e as famílias, onde todos somos chamados para fazer o melhor!”. O diretor geral de negócio da Servilusa justifica a responsabilidade acrescida que resulta de ser “a maior e mais inovadora funerária do país, com 320 colaboradores, que realiza mais de 6.600 serviços funerários por ano!”.
Para um total de mais de 90 instalações (lojas, centrais operacionais, centros funerários e crematórios) e centenas de colaboradores, a Servilusa investiu “mais de 300 mil euros na adaptação dos seus equipamentos aos novos procedimentos, para ser a empresa de serviços funerários melhor preparada do país no atual contexto de pandemia e de regresso à nova ‘normalidade’”.
Entre as medidas em vigor, para redução do risco de contágio, destacamos:
– Obrigatoriedade de uso de máscara por colaboradores e famílias, no atendimento em lojas e nos espaços dedicados a velórios;
– Dispensadores de gel hidra alcoólico nas instalações;
– Novas barreiras de proteção em locais de entendimento / contacto com público;
– Sinalética com informação e regras de segurança e higiene em lojas, centros funerários e crematórios;
– Regras de limpeza e desinfeção em todos os locais de trabalho e acesso ao público, incluindo viaturas. A Servilusa utilizará equipamentos específicos para manter uma desinfeção contínua em todos os seus espaços;
– Velórios de curta duração, até duas horas e abertura progressiva em função das orientações das autoridades de saúde.
A equipa para gestão de crise COVID-19 da Servilusa reúne diariamente e trabalha em coordenação com a Associação Portuguesa dos Profissionais do Setor Funerário, cuja direção integra, com as autoridades nacionais competentes neste caso, e integra o diretor geral de negócio, o responsável de Prevenção de Riscos Laborais e os responsáveis de áreas relevantes para o funcionamento em toda Empresa.
As medidas incluídas no plano de contingência da Servilusa podem ser consultadas AQUI.