
O último fim-de-semana do mês está a chegar e, como já vem sendo habitual, traz consigo a Feira da Serra de São Brás de Alportel, que pretende proporcionar a todos os visitantes uma viagem inesquecível a um Algarve mais genuíno, onde as tradições, hábitos e costumes continuam cheios de vida.
A edição deste ano abre portas a 27 de Julho e, pela primeira vez em 26 anos, decorre durante quatro dias, até 30 de Julho. A Câmara de São Brás de Alportel atendeu ao pedido da população, que manifestou vontade em alargar os dias do certame, e este ano apostou num programa maior, com quatro dias de música, animação, actividades, saberes e sabores para toda a família.
A Feira da Serra continua a reinventar-se a cada edição, surpreendendo os visitantes através de novos espaços e iniciativas mas mantendo sempre todos os ingredientes essenciais para um evento de sucesso: diversidade, qualidade e genuinidade.
Ao longo de 26 anos a promover e valorizar os costumes da Serra do Caldeirão, este ano o vinho é o produto em destaque, que leva a organização a apresentar um leque de propostas variadas e inspiradas neste ‘néctar dos deuses’.
Tinto, branco, rosado e licoroso, os aromas e as várias texturas do vinho invadem São Brás com o intuito de conquistar o paladar dos visitantes. No Sítio do Vinho, especialistas da área vão acompanhar todos os curiosos que queiram apreciar os melhores vinhos do Algarve. O vinho também sobe ao Palco Sabores, proporcionando diversos momentos de degustação que prometem surpreender até os mais exigentes.
Organização aposta nos valores locais e promove oferta turística do território

A organização oferece aos visitantes um espaço multifacetado e acessível a todos, composto por um programa repleto de actividades e momentos de animação. O interior algarvio é um território com enorme potencial, assente nas tradições, recursos locais, produtos e gentes que surpreendem cada vez mais com propostas irreverentes e inovadoras.
A 26ª edição é composta por 15 espaços temáticos com mais de uma centena de artesãos, nove espaços gastronómicos, bailes serranos e mais de 40 actuações que prometem trazer muitos visitantes ao recinto da Escola Poeta Bernardo de Passos.
Os espaços temáticos levam-no numa viagem pelos saberes e afazeres de outros tempos com mestres a trabalhar ao vivo em ofícios de outrora, artesanato tradicional, mercado de sabores da agricultura tradicional, o mundo do faz-de-conta dedicado à pequenada ou desportos radicais.
O evento traz ainda ao presente as memórias do paladar num encontro de sabores da boa gastronomia algarvia, em seis espaços de restauração e três tasquinhas à portuguesa, onde pode provar pratos como papas de milho com sardinhas, jantar de grão, coelho frito com tomilho e vinho do porto ou javali no tacho.
De entre as várias novidades que o evento apresenta esta edição, destaca-se a Mini Feira do Turismo, onde vão estar presentes mais de uma dezena de operadores turísticos do concelho, dedicados aos temas da natureza e do desporto ao ar livre.
A novidade da cobertura de rede wi-fi em todo o recinto vai permitir apresentar o novo site turístico de São Brás durante o evento, assim como o lançamento do novo vídeo promocional do município, que revela algumas das potencialidades turísticas de um território que se situa entre a serra e o mar.
David Carreira traz ritmo e juventude ao Palco Principal do evento

As noites quentes de Verão voltam a apostar nos ritmos intensos e na alegria contagiante que a boa música nacional proporciona. No cartaz constam nomes como David Carreira (27 de Julho), Cuca Roseta (28 de Julho), João Pedro Pais (29 de Julho) e Roberto Leal (30 de Julho).
O ritmo continua no Palco Sonoridades com actuações de ranchos folclóricos, animação infantil, hip hop, dança, cante alentejano e muitas outras sugestões imperdíveis.
Deixe-se inspirar pela tradição algarvia
Na Feira da Serra pode encontrar as melhores experiências que São Brás tem para oferecer, numa iniciativa da Câmara local, em colaboração com a comunidade local e o apoio conjunto de entidades locais, regionais e nacionais.
Descubra tudo de quinta-feira a sábado, das 19 às 2 horas, com horário alargado às 3 horas no Encontro de Sabores e no Palco da Feira, ou no domingo, das 19 à 1 hora.
O ingresso diário tem um valor de 3,50 euros para individual ou dez euros para família (quatro entradas pelo preço de três). Também pela primeira vez este ano, é possível adquirir o bilhete online, através do site http://blueticket.pt, nas lojas FNAC do Algarve (Faro e Guia), ou na tesouraria da Câmara. Nos dias do evento, as bilheteiras vão funcionar junto de cada porta de entrada sendo que, para garantir uma entrada mais cómoda e rápida na Feira, o recinto conta com mais uma entrada a nascente da escola.
Marque já na agenda e deixe-se inspirar pela história, cultura e património que mantêm viva a identidade de um território tão bem representado na Feira da Serra.
(Cátia Marcelino / Henrique Dias Freire)