
O Município de São Brás de Alportel entregou esta terça-feira, dia 4 de fevereiro, um voto de louvor à Sociedade Recreativa Bordeirense, inserido na comemoração dos 100 anos de Charolas.
Localizada na Freguesia de Santa Bárbara de Nexe (concelho de Faro), o povo de Bordeira nutre, desde sempre, laços de amizade e de tradição com as gentes de S. Brás de Alportel, com quem partilham o respeito e paixão pela tradição “charoleira”, que une ambas as comunidades.
A Sociedade Recreativa Bordeirense foi fundada em 1936 e teve na sua génese a tradição das charolas, em particular nas charolas “Mocidade União (criada em 1918) e “União Bordeirense” (criada em 1919).
Composta por elementos das mais diversas idades, a sociedade organiza récitas e peças de teatro, marchas, grupos e encontros de charolas, entre outras iniciativas que mantêm viva a sua atividade e riqueza intergeracional.
No âmbito da celebração deste centenário dedicado às tradições populares de louvor ao Deus Menino, a sociedade contou com a participação de seis grupos de charolas locais para juntos tocarem a marcha do centenário, criada especialmente para a comemoração.
Num gesto de agradecimento, Rui Vargues, elemento do grupo, brindou o executivo municipal com a seguinte quadra:
“Pelo gesto que nos apraz
Expressar o nosso agrado
De Bordeira para São Brás
O nosso muito obrigado”.