O presidente da Câmara Municipal de Albufeira, realizou um vídeo para a página de Facebook do município, onde faz o balanço das medidas implementadas para combater a covid-19.
Começa por realçar que as ruas continuam a ser desinfetadas e que Albufeira tem “sido um exemplo”, no que toca ao cumprimento das medidas de higiene. Pensando na proteção, serão distribuídas três máscaras por cada habitação, que podem ser encontradas “nas portas dos supermercados e Mercado Municipal”.
O município dispõe ainda da isenção de tarifas fixas até julho na fatura da água, que vão permitir às famílias que passam dificuldades, alguma ‘margem’ para o pagamento das suas contas.
Sobre os alunos, João Carlos Rolo diz que “estamos em processo de adquirir 694 tablets para alunos do ensino básico e 110 computadores portáteis para alunos do ensino secundário”. Será também disponibilizada internet em 812 residências, com mensalidades pagas até ao final do ano de 2020.
Albufeira dispõe ainda de 500 testes covid-19, que serão administrados às forças de segurança. O autarca reconhece os profissionais que estão na linha da frente e “todos os que trabalham também na rua”.
As famílias mais carenciadas não foram esquecidas, com 350 famílias a serem já apoiadas. Alimentos, medicamentos e outros serviços básicos estão a ser garantidos.
As micro-empresas foram abordadas por João Carlos Rolo durante o vídeo, onde lhes promete apoio, apesar de, realçar que “pode não ser financeiramente”. O objetivo da autarquia é criar novos empregos, uma vez que “temos muitas obras a começar”.
Em jeito de conclusão, o presidente presta “reconhecimento aos albufeirenses”, que durante os três estados de emergência cumpriram as medidas e ficaram em casa.
Em Albufeira existem, segundo a Direção-Geral de Saúde, 74 infetados. O Algarve conta com 348 casos de infeção e 14 mortos. Portugal tem um total de 27.679 infetados e 1.114 mortes associadas ao novo coronavírus.
Relacionado:
Câmara de Albufeira investe 300 mil euros para apoiar aulas à distância