A incrível capacidade da música em impactar momentos cruciais da vida revelou-se de forma extraordinária na história de Christian Nolen, um homem que, recentemente, trocou os palcos pelo bloco operatório, onde tocou com a sua guitarra enquanto estava a ser operado.
Aos 27 anos, Christian foi diagnosticado com um tumor cerebral que afetava principalmente a função motora da mão esquerda, como nos conta a RFM. Diante da necessidade de uma cirurgia minuciosa para extrair o máximo possível do tumor, a equipa médica decidiu realizar o procedimento de forma única: com o paciente acordado e a tocar guitarra.
O Sylvester Comprehensive Cancer Center da Faculdade de Medicina Miller da Universidade de Miami liderou esta abordagem inovadora. Os especialistas explicaram que, ao realizar a cirurgia com o paciente acordado, podiam monitorizar continuamente os sinais vitais e garantir que as funções cerebrais cruciais não eram comprometidas durante o procedimento.
“Quando um tumor envolve ou está próximo de uma parte crítica do cérebro — por exemplo, a que controla a capacidade de falar ou compreender a linguagem, ou de se mover — queremos fazer a cirurgia com os pacientes acordados para monitorizar continuamente os sinais vitais e saber se o procedimento está a começar a violar as funções cerebrais normais”, explicou Ricardo Komotar, neurologista no hospital, em declarações à Fox News.
No dia da cirurgia, apenas 10 dias após o diagnóstico, Christian Nolen levou a sua guitarra para o bloco operatório e proporcionou um verdadeiro concerto de rock aos cirurgiões e à equipa médica do hospital em Miami.
Leia também: Conheça o turismo rural que está a oferecer estadias gratuitas a quem for de comboio
Este momento arrepiante destaca não apenas a coragem do homem, mas também a inovação na abordagem médica ao combinar a arte da música com a ciência da neurocirurgia. A experiência única não só permitiu uma monitorização mais precisa, mas também evidenciou a resiliência e a força que a música pode oferecer, mesmo nos momentos mais difíceis da vida.