Com o Natal a chegar, para além do famoso bacalhau, o azeite também faz parte da mesa de muitos portugueses. Contudo, há quem queira poupar alguns euros na época festiva e esteja a abdicar do azeite, uma vez que o preço desta conhecida “gordura saudável” está elevado, apesar de estar mais barato do que no verão. De qualquer modo, há sempre substitutos que ajudam a baixar a conta no talão do supermercado.
A manteiga é um dos substitutos do azeite que o pode ajudar a poupar algum dinheiro este Natal. Idealmente, as manteigas devem ser consumidas em cru ou a baixas temperaturas. Note, no entanto, que o azeite é uma gordura bem mais saudável que a manteiga.
Enquanto o primeiro é de origem vegetal, o segundo é de origem animal. Para além disso, a concentração de gordura saturada na manteiga pode chegar a mais de 70% do total, contra 15% no azeite.
Uma ideia mais “fora da caixa” passa por recorrer ao óleo de abacate. Utilizado sobretudo em saladas e molhos, vários estudos indicam que o óleo de abacate é um importante aliado do sistema imunitário. Avança a Versa que pode também ser essencial para a visão, por ser rico em luteína, e para a saúde cardiovascular dada a presença de ácido oleico e β-sitosterol.
O já conhecido óleo de girassol também é um substituto do azeite com vários benefícios para a saúde. Rico em ácidos gordos e Vitamina E, este óleo promete prevenir o envelhecimento. Por fim, saiba que o óleo de cânhamo pode também ser um substituto do azeite, sobretudo para saladas e massas.
Leia também: Já ouviu falar do sinal de trânsito H42? Saiba o que significa