Com as medidas de desconfinamento a entrarem em vigor, também as bibliotecas vão começar a reabrir. A Rede Intermunicipal de Bibliotecas do Algarve (BIBAL) prepara-se para reabrir os seus equipamentos de forma faseada.
A verdade é que as bibliotecas implicam o contacto direto com livros e equipamentos. De modo a seguir as recomendações, a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas (DGLAB) produziu um documento baseado nas diretivas da Direção-Geral de Saúde e em bibliografia especializada.
O uso de máscara e as medidas de higienização farão então parte das bibliotecas. Durante o estado de emergência estas funcionaram em regime de take away, com o empréstimo de documentos.
O serviço será retomado em todas as bibliotecas, mas sempre condicionado, tal como todos os setores da economia portuguesa e mundial.
A BIBAL nasceu em 2018, através da assinatura de um Acordo de Cooperação pelas autarquias representadas na Comunidade Intermunicipal do Algarve, em parceria com a Biblioteca da Universidade do Algarve e a Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas. Integra 25 bibliotecas municipais, 3 bibliotecas itinerantes e 3 bibliotecas universitárias.
O seu objetivo principal é visar a cooperação entre as diferentes entidades, tendo como finalidade o desenvolvimento de serviços em rede, numa lógica de partilha e otimização de recursos, visando a oferta de serviços comuns para a comunidade intermunicipal.