A subida de preços generalizada tem tido fortes reflexos na capacidade que as entidades de proteção têm para garantir a alimentação dos animais. Nos últimos meses, o número de pedidos de ajuda disparou para níveis apenas registados nos primeiros tempos da pandemia, altura em que grande parte dos apoios foram suspensos. É neste contexto que chega às lojas mais uma iniciativa do Banco Solidário Animal (BSA). A campanha ajuda diretamente mais de 75 mil cães e gatos em risco.
A 31ª recolha nacional de alimentação e outros bens de primeira necessidade para animais em risco arranca este fim de semana nas lojas Auchan e My Auchan, decorre no próximo em unidades da cadeia Pingo Doce e termina nos dias 11 e 12 de março nos hiper e supermercados Continente e Continente Modelo.
Promovida pela Animalife, a campanha junta sob um mote comum mais de 700 entidades de apoio animal, entre associações, grupos e protetores de colónias de todo o país.
“Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros contam-se entre os produtos mais necessários”, informa a Animalife em comunicado.
Em todas as superfícies comerciais, haverá, ao longo dos fins de semana de campanha, equipas de voluntários disponíveis para dar informações e recolher os bens doados.
Os vales solidários são outra forma de ajudar. Vão estar disponíveis nas lojas Pingo Doce e Continente e também online.
“Os últimos tempos não têm sido fáceis para as entidades ligadas à causa animal. A inflação fez disparar os preços de todo o tipo de bens e serviços, levando a que muitas destas estruturas se vejam, uma vez mais, confrontadas com sérias dificuldades em cuidar dos muitos animais que têm cargo”, refere Rodrigo Livreiro, presidente da direção da Animalife, que volta a apelar “à tão reconhecida generosidade dos portugueses, pedindo-lhes que participem em mais este Banco Solidário Animal, doando bens que tanta falta fazem aos mais de 75 mil animais em risco ajudados diretamente por esta campanha.”
Os bens angariados no BSA são distribuídos pelas mais de 700 entidades participantes na iniciativa.
Sobre a Animalife
A Animalife (www.animalife.pt) é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em outubro de 2011, cujo objetivo é diminuir o grave problema do abandono animal, atuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.
Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de ação: apoio a associações e grupos de proteção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem-abrigo com animais a cargo.
A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua atuação pioneira em Portugal.
A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.