Com o intuito de divulgar e evidenciar a transformação que a agricultura no Algarve tem vindo a experienciar, acompanhando a evolução deste setor estratégico para o desenvolvimento socioeconómico da Europa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, com o apoio da Rede Rural Nacional e em parceria com o setor agroalimentar da região, está a promover uma campanha de vídeos curtos. Estes testemunhos, narrados na primeira pessoa, apresentam casos de sucesso de investimentos concretizados com o apoio de fundos europeus.
No âmbito desta iniciativa, a CCDR Algarve dá a conhecer a Madre Fruta – Centro de Vendas Hortofrutícolas, Lda., uma organização de produtores hortofrutícolas da região.
Fundada em 1996, a Madre Fruta nasceu com o propósito de ultrapassar os desafios enfrentados pelos produtores hortícolas locais e de responder às exigências comerciais impostas por um mercado globalizado e sem fronteiras. Com o passar dos anos, a organização focou-se na procura de culturas economicamente mais sustentáveis, evoluindo da produção hortícola para os frutos vermelhos. Atualmente, congrega cerca de 50 produtores dedicados a esta cultura.
Com o objetivo de incrementar a rentabilidade dos seus associados, a Madre Fruta aposta fortemente na investigação e no desenvolvimento de novas técnicas de produção, bem como na qualificação dos seus serviços. É precisamente neste contexto de crescimento e inovação que se enquadra o apoio concedido pelo Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020.
Os investimentos realizados traduziram-se na expansão e modernização da estrutura produtiva agroindustrial, permitindo aumentar a criação de valor, potenciar a inovação e garantir elevados padrões de qualidade e segurança alimentar. Este reforço tem contribuído para a melhoria da competitividade, da sustentabilidade e da capacitação organizacional da Madre Fruta, consolidando a sua posição no setor agrícola regional e nacional.
Leia também: Conheça o túnel que poupará 11h de viagem e será o “mais longo e profundo do mundo”