A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) determinou na sexta-feira a suspensão da confeção de refeições num lar de idosos de Faro, depois de detetar água com origem desconhecida armazenada em depósitos, revelou esta segunda-feira aquela entidade.
Em comunicado, a ASAE especificou que a decisão foi tomada na sequência de uma ação de fiscalização “para verificação das condições de abastecimento de água para consumo humano, face à interrupção do fornecimento da rede pública” ao estabelecimento.
“Durante a operação, foi verificada a existência de vários depósitos contendo água de origem desconhecida, não sendo possível apurar por completo as características microbiológicas e físico-químicas da mesma”, lê-se na nota.
Assim, adianta, face à inexistência de garantias da potabilidade da água utilizada, de boletim analítico e de um sistema de desinfeção “e, não estando a ser assegurada a não contaminação dos géneros alimentícios, das superfícies, dos equipamentos de trabalho e das mãos dos manipuladores, foi determinada a suspensão imediata da confeção de refeições no local”.
“Esta suspensão manter-se-á até à reposição da legalidade, através de comprovativos da potabilidade da água, de comprovativo de ligação à rede pública de abastecimento ou instalação de equipamento de desinfeção”, realça.
Segundo a ASAE, a entrega de refeições aos utentes “ficou assegurada por uma empresa de ‘catering’ devidamente licenciada para o efeito”.
Leia também: Está em construção o maior túnel subaquático do mundo. Conheça a localização e o custo do projeto