Ângela Vieira, aluna da Escola de Turismo e Hotelaria do Algarve, foi selecionada para representar Portugal numa competição internacional que terá lugar em novembro, na Suécia. A estudante destacou-se no concurso nacional Interescolas, uma iniciativa do Turismo de Portugal, que decorreu entre os dias 5 e 7 de fevereiro, na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, reunindo 150 participantes a competir em 13 especialidades.
Pelo seu desempenho excecional, Ângela Vieira conquistou o primeiro lugar na categoria de Pastelaria, garantindo assim a sua participação nos Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam em novembro, em Västeras, Suécia.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/angela-vieira.jpg)
O Concurso Interescolas celebrou este ano duas décadas a promover talentos para o setor do Turismo. Criado em 2005, o evento tem como principal objetivo reconhecer e premiar os melhores alunos da rede de Escolas do Turismo de Portugal, proporcionando-lhes uma montra de talento e uma plataforma de crescimento profissional.
Desde a arte do Bar e do Barismo à Gestão Hoteleira, passando pelo Turismo, Cozinha e Pastelaria, os participantes demonstraram um nível de competência, criatividade e profissionalismo que reflete a qualidade do ensino ministrado nas Escolas de Hotelaria e Turismo. Nesta edição especial, os concorrentes testaram as suas habilidades em 13 especialidades, nomeadamente: Bar, Barista, Cozinheiro Aprendiz, Decathlon, Turismo, Alojamento Hoteleiro, Gestão Hoteleira, Pasteleiro Júnior, Taça Joaquim Janeiro, Escanção (Gilberto Mira), Empreendedorismo, Cozinheiro Vegetariano e Cozinheiro Bio.
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/prova-cozinheiro-bio.jpg)
Com esta conquista, Ângela Vieira leva o nome da Escola de Turismo e Hotelaria do Algarve ao palco europeu, onde terá a oportunidade de demonstrar o seu talento e competir com os melhores estudantes de hotelaria e turismo da Europa.
A rede escolar do Turismo de Portugal, composta por 12 escolas de hotelaria e turismo espalhadas de norte a sul do país, é única no mundo, reconhecida e premiada internacionalmente, além de certificada pela Organização Mundial do Turismo.
A rede aposta na qualificação e no desenvolvimento das competências dos atuais e futuros profissionais, formando mais de 3 mil alunos e 10 mil profissionais por ano.
As escolas do turismo de Portugal estimulam a inovação e o empreendedorismo, disponibilizando condições técnicas e conhecimento especializado às empresas, promovendo a literacia digital, inclusão e sustentabilidade no setor do turismo.
Leia também: Deixou de ser praia: este areal no Algarve já foi concorrido e hoje é desaconselhado
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/sobremesa-vencedora_cake-design.jpg)
![](https://postal.pt/wp-content/uploads/2025/02/Sobremesa-Vencedora_Brisas-Da-Noite.jpg)