O restaurante Taberna by Lucia Ribeiro, em Faro, dá início à terceira temporada de jantares vínicos no próximo dia 31 de outubro, consolidando o sucesso das duas edições anteriores, que colocaram o evento como um dos mais aguardados no calendário gastronómico do Algarve.
A nova programação, planeada ainda antes do verão, reflete, segundo a chef, “o reconhecimento conquistado junto de produtores e clientes”, tornando o ciclo um marco regular para apreciadores de vinho e gastronomia.

O arranque desta edição faz-se com uma parceria entre as casas Quinta da Vegia e Sanjoanne, num jantar de seis momentos gastronómicos, cuidadosamente harmonizados com os vinhos de ambas as produtoras.
O menu apresenta propostas que cruzam tradição e criatividade, com seis momentos cuidadosamente harmonizados: Sanjoanne | Terroir Mineral, que combina camarão, abóbora, caril e salsa; Sanjoanne | Escolha, com corvina, miso, bimi teriyaki e batata; Sanjoanne | Herança, que junta codorniz, cebola caramelizada e coentros; Quinta da Vegia | Rosé, onde se destacam galinhos, grão e berbigão; Quinta da Vegia | Lote, que propõe presa ibérica com favas e gema; e, para finalizar, Passi, uma sobremesa de brownie de alfarroba com gelado de leite e areia de amêndoa.

“Uma das coisas que mais prazer me dá na cozinha é criar menus únicos a partir dos vinhos que vamos receber. É um exercício criativo intenso, que me desafia e me diverte em igual medida — e que resulta em experiências irrepetíveis à mesa”, afirma a chef Lucia Ribeiro.
A programação da 3.ª temporada inclui ainda jantares com Vieira de Sousa (22 de novembro), Quinta do Vallado (12 de dezembro), Rocim (9 de janeiro), Quinta do Cebolal (6 de fevereiro), Quinta das Arcas (27 de março) e Quinta São Luiz – Kopke (17 de abril).
Com um jantar vínico por mês, o Taberna by Lucia Ribeiro volta a afirmar-se como “um espaço de encontro entre vinhos de excelência e gastronomia de autor”.
O valor por pessoa é de 75 euros, com bebidas incluídas, e as reservas são limitadas, podendo ser efetuadas através do site tabernabylucia.pt.
Leia também: Estes reformados estão em risco de perder a pensão em 2026: saiba se está na lista
















